O Vestido da Madrinha de Casamento
Dicas para as madrinhas escolherem o traje para o casamento
Quando alguém é escolhida pela noiva ou noivo para ser madrinha de casamento, geralmente as primeiras dúvidas são: Com que roupa eu vou? Como é um vestido ou traje para madrinha? Veja aqui algumas dicas.
Quando alguém é escolhida pela noiva ou noivo para ser madrinha de casamento, geralmente as primeiras dúvidas são: Com que roupa eu vou? Como é um vestido ou traje para madrinha? Segundo Daniela Florentino, que é consultora de Moda e Imagem, o traje de madrinha não é uma roupa de baile. Saias franzidas e modelagens muito volumosas invadem o território da noiva. Agora, combinar com a noiva as cores das roupas faz parte sim e é de bom tom. Com comprimentos e modelos, um pouco de luxo é permitido.
De acordo com o tipo físico da madrinha, ela pode usar tailleur e até vestido na altura dos pés. O importante é acertar nos tecidos, que podem ser desde sedas e crepes até cetim, com detalhes de rendas, plissados e bordados foscos. Conhecer a data, horário e estilo do evento é vital para a escolha do modelo. Se a cerimônia for entre 14h e 18h, o comprimento pode ser estilo Chanel, na altura dos joelhos, ou longuete, na altura do tornozelo. Após as 18h a madrinha pode optar por um longo e caprichar mais no brilho, mas sem concorrência com a noiva.
Daniela diz que uma madrinha de média estatura pode muito bem usar um vestido comprido e, dependendo da largura de seus ombros, abusar no modelo mais elaborado na parte superior no vestido, sem o deixar muito decotado. As cores, de acordo com o que a noiva e as madrinhas combinaram, podem ser claras ou médias. A madrinha pode escolher a que mais valoriza o seu tom pele, sendo uma cor mais fosca ou opaca.
O ideal é a noiva e as madrinhas definirem o comprimento dos vestidos e combinarem que cor cada madrinha vai usar, e quais tons serão de exclusividade da noiva. Assim ninguém corre o risco de ir com roupa igual ou parecida sem que isso tenha sido combinado antes, o que é muito constrangedor.
Dicas para a madrinha: O que usar?
- Bolsas pequenas, com detalhes não muito chamativos, podem dar uma graça a seu modelo escolhido;
- Procure usar jóias sem excesso;
- Xales podem dar um toque especial.
Dicas para a madrinha: O que evitar?
- Roupas pretas, champanhe ou brancas;
- Calças compridas;
- Roupas muito curtas;
- Alcinhas fendas e decotes pronunciados, sem paletós ou xales por cima;
- Saia + blusa ou chemisier esportivo;
- Vestido com cauda.
Agora que a madrinha já está mais tranqüila quanto à escolha de seu traje, é importante conversar com a noiva e decidirem juntas o que é melhor para o seu caso, afinal não é todo dia que recebemos um convite tão especial como ser madrinha de um casamento.
Para pensar…
"A roupa deve ser, antes de tudo, cômoda e prática. É a roupa que deve adaptar-se ao corpo e não o corpo que deve deformar-se para adaptar-se à roupa".(Coco Chanel)