Câncer de Mama Masculino

A incidência de câncer de mama masculino é mais raro do que o câncer de mama feminino, atinge 1 homem em cada 100 mulheres, por esse motivo a doença é menos divulgada, mas isso não significa que seja menos grave. Quanto mais rápido for diagnosticado o câncer, maiores as chances de cura.

Fatores de risco do câncer de mama masculino

Câncer de Mama Masculino

Não se sabe exatamente o que causa o câncer de mama, mas há alguns fatores de risco associados à doença. Fator de risco é qualquer coisa que aumente as chances de aparecimento de uma doença. Alguns podem ser controlados (como fumo, alcóol e hábitos alimentares) e outros não, como idade e histórico familiar.

Mas a exposição a um ou mais fatores de risco não significa que a mulher ou o homem vá necessariamente ter câncer de mama; apenas que corre maior risco de ter a doença.

O desenvolvimento do câncer de mama em homens está relacionado à presença de histórico de câncer na família, síndromes de predisposição genética, radioterapia em região torácica, dentre outros.

O uso de anabolizantes, principalmente por jovens que querem ganhar massa muscular em academias e o uso de hormônios por transexuais piora a situação, pois torna a detecção mais difícil e a maior tendência em desenvolver o câncer.

Sintomas e Diagnóstico

De forma semelhante ao câncer de mama feminino, este tumor no homem é assintomático na sua fase inicial. O sintoma mais comum é o aparecimento e rápido crescimento de um nódulo (caroço) na mama. Outros sintomas podem ser: retração ou edema da pele, secreção pelo mamilo e dor que só aparecerá em fases mais avançadas da doença.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o auto-exame das mamas, o exame clínico e a mamografia e que em alguns casos poderá ser complementada por ultrassonografia ou ressonância magnética de mamas.

Quanto mais cedo o câncer de mama é diagnosticado, maiores as chances de o tratamento ser bem-sucedido. O objetivo dos exames preventivos é encontrar o câncer antes mesmo dele causar sintomas. O tamanho do tumor e sua capacidade de se espalhar são os fatores mais importantes para o prognóstico da doença.

Tratamento do câncer de mama masculino

O tratamento do câncer de mama em homens é semelhante ao das mulheres e começa pelo exame de toque na mama, mamografia, consultas a médicos especializados e depois de detectado a solução é a cirurgia.

Câncer de Mama Masculino

Geralmente a cirurgia consiste na realização de mastectomia com pesquisa de linfonodo sentinela ou esvaziamento axilar. Pode ser necessário a complementação com radioterapia e quimioterapia

Prevenção do câncer de mama

As principais formas de prevenção do câncer de mama estão relacionadas a mudança no habito de vida como: controle do peso, pratica de atividade física, evitar ingestão de bebidas alcoólicas e tabagismo, evitar uso de TRH por mais de 5 anos.

Fonte: Hospital A.C. Camargo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *