Casamento Ecumênico - Cerimônia das Taças
Conheça os dois tipos de cerimônia que usam taças para selar a união dos noivos
Muitos casais optam por um casamento ecumênico, seja porque os noivos seguem religiões diferentes ou por não adotarem nenhuma religião. Há também situações em que a igreja não permite realizar a cerimônia religiosa, como é o caso dos noivos divorciados (a Igreja Católica, por exemplo, não permite um segundo matrimônio, pois considera a união indissolúvel) ou do casamento homoafetivo (também chamado "casamento gay").
O Ecumenismo é o movimento de união das igrejas, em especial das cristãs. Se, além do casamento civil, normalmente realizado por um Juiz de Paz, os noivos desejarem realizar uma cerimônia simbólica para marcar o momento, eles podem optar por diversos tipos de casamento ecumênico. Esses eventos podem ser realizados por dois líderes espirituais (ex. um padre e um pastor) ou por um celebrante profissional. Em vez de se realizarem os ritos tradicionais da igreja, geralmente optam-se por rituais alternativos. Uma dessas opções é a Cerimônia das Taças. Existem pelo menos duas versões desse ritual:
Cerimônia das Taças: Bebidas Doce e Amarga
Numa dessas Cerimônias das Taças - a mais conhecida - o celebrante apresenta duas taças com bebidas, uma doce e uma amarga (ou salgada). Primeiro o casal prova um pouco da bebida amarga, que representa as dificuldades que poderão surgir na vida do casal. O restante do líquido é jogado fora (livrem-se das dificuldades!). Depois o casal pega a taça com o líquido doce e cada um bebe a metade. Significa que os dois deverão compartilhar totalmente o bons momentos que viverão a partir daquele dia. Em seguida, o noivo quebra a taça (com cuidado!) para que ninguém mais compartilhe dessa felicidade que pertence só aos dois.
Cerimônia das Taças: Vinhos Tinto e Branco
Em outra versão desse ritual, duas taças são colocadas no altar: uma com vinho tinto e outra com vinho branco. O casal pega as taças e coloca os líquidos em um recipiente maior (jarra) para que se misturem, formando uma bebida rosada. Em seguida, esse líquido é servido nas taças e os noivos bebem dele, simbolizando que os dois agora são um só, inseparáveis, que partilharão por igual os bons e maus momentos da vida que segue.
As duas opções de Cerimônia das Taças apresentam variações, inclusive permitindo a participação dos pais dos noivos, padrinhos e até convidados. Se você está em dúvida para escolher a cerimônia de casamento ecumênica que mais combina com você e seu noivo, converse com seu celebrante, peça mais detalhes, maneiras diferentes de realizar esses rituais e pergunte também sobre outras formas de celebrar o casamento. Com certeza, uma delas vai emocionar mais você, seu noivo e os convidados.