Casamento Religioso – Cerimônia Islâmica ou Muçulmana
Como se dá o matrimônio tradicional no islamismo
O casamento tradicional na religião Islâmica é essencialmente simples. Em geral não há música nem decoração especial. A cerimônia consiste basicamente na formalização do contrato de matrimônio
Islã (português brasileiro) ou Islão (português europeu) é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé(1 e numa escritura sagrada, o Alcorão(2. A religião é também conhecida como Islamismo, e seus seguidores islamitas, muçulmanos ou muslims.
O casamento tradicional na religião Islâmica é essencialmente simples. Em geral não há música nem decoração especial com flores etc. Também não existe altar. Os noivos não precisam de roupas especiais como vestido de noiva ou traje do noivo, tradicionais em outras religiões.
A cerimônia consiste basicamente na formalização do contrato de casamento. São necessários apenas duas testemunhas, o procurador da noiva (pai ou responsável), o consentimento dos noivos e o acerto de um dote, que representa um voto de sinceridade do noivo para com a noiva.
No ritual, são recitados versículos do Alcorão e é proferida uma palavra pelo Sheikh(3 ou por um Imame(4, que dirige a cerimônia. Ele fala sobre o casamento enquanto instituição, seu incentivo, benefício e importância dentro da religião.
Depois, o pai da noiva concede a mão da filha ao noivo, dizendo: "Caso-te com minha filha, de acordo com os preceitos do Alcorão e da tradição do Mensageiro de Allah". O noivo então responde: "Aceito e estou de acordo com o dote combinado".
Depois o noivo oferece uma aliança, jóia ou alguma coisa de valor à noiva – de acordo com o costume de cada povo – para selar o casamento (em árabe, Nikah, que significa conexão e duplicação).
O casamento nos diversos países muçulmanos, como Indonésia, Índia ou Egito, segue suas respectivas tradições culturais. Alguns incorporaram costumes da sua região, agregando novos rituais ao processo matrimonial.
_____________________
1) Maomé ou Muhammad (Meca, c. 570 – Medina, 8/6/632) foi um líder religioso e político árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão. Não é considerado um ser divino, contudo, entre os islamitas, ele é visto como um dos mais perfeitos seres humanos.
2) Alcorão ou Corão – (em árabe Al-Qur´an, "a recitação") é o livro sagrado do islamismo. Os muçulmanos acreditam que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé ao longo de um período de vinte e dois anos. A palavra Alcorão deriva do verbo árabe que significa declamar ou recitar.
3) Sheikh ou Xeque – (ancião) Autoridade religiosa ou pessoa especializada nos ensinamentos do Islã. Pode ter a responsabilidade de cuidar da mesquita, conduzir orações, realizar casamentos etc., não tendo entretanto o status de intermediário entre o muçulmano e Deus.
4) Imame ou Imã (em árabe, "aquele que guia" ou "aquele que está adiante") é o pregador no culto islâmica e também designa os principais líderes religiosos do Islão que sucederam ao profeta Maomé. É um dos conceitos mais polêmicos do islamismo: varia de acordo com as seitas, com a região e com a mesquita.