Casamento em agosto
Em vez de desgosto, a noiva pode ter vantagens ao se casar no mês de agosto
Diversas superstições e até fatos históricos contribuem com a ideia de que agosto é o mês do desgosto. Mas a noiva que não se importa com isso pode até tirar vantagem ao fazer seu casamento no período
De todas as superstições ligadas ao casamento, talvez a que mais preocupe as noivas seja a que relaciona o mês de agosto ao azar. Por causa disso, muitas preferem não realizar seu casamento no período, em especial no dia 13 (se esse cair em uma sexta-feita então…). Mas aquelas que não se importam com esse tipo de crendice popular podem até tirar vantagens – ou ter boa sorte- em se casar no oitavo mês do ano.
Mês do cachorro louco?
Agosto é popularmente conhecido como o “mês do cachorro louco” devido a uma combinação de fatores que levam a um aumento na atividade e agressividade dos cães machos, associada a uma maior incidência de cio nas cadelas. Essa crença popular, embora não tenha base científica, está ligada à ideia de que o clima de agosto favorece o cio da fêmeas caninas, levando os machos a competirem mais intensamente, aumentando o risco de mordidas e até mesmo da transmissão do vírus da raiva. Na dúvida, muitas cidades brasileiras promovem campanhas de vacinação antirrábica de animais domésticos exatamente nesse período.
Veio de nossos colonizadores portugueses a ideia de que se casar em agosto traz má sorte para o casal. No século XIV as mulheres evitavam o matrimônio nesse período porque era a época em que os navios partiam para as explorações e o comércio. Assim, as noivas dos marinheiros corriam o sério risco de ficar sem a lua de mel ou até mesmo viúvas!
Alguns fatos históricos ocorridos em agosto ajudaram a reforçar os temores relacionados ao chamado “mês do desgosto”, como o martírio de São Bartolomeu, ou apóstolo Natanael (51d.C), o massacre da Noite de São Bartolomeu (França, 1572) e o ataque nuclear às cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki (1945). Mas se você pesquisar direito, vai encontrar histórias ruins em todos os meses do ano, provavelmente na mesma proporção!
- Leia mais em: Superstições de Casamento
Um mês de vantagens
A verdade é que as noivas que resolverem encarar o desafio de se casar em agosto poderão até encontrar diversas vantagens, tais como:
1. Economia: agosto está na chamada “entressafra dos casamentos”. Por ser pouco procurado pelas noivas, o mês acaba se tornando um atrativo para aquelas que desejam economizar com o evento e não se importam com superstições. Dá para aproveitar as promoções nos diversos produtos e serviços, do buffet à lua de mel, e ainda pechinchar.
2. Agenda: o oitavo mês do calendário costuma ter mais disponibilidade de datas nas igrejas e espaços para casamento. Assim fica mais fácil escolher um dia e horário ideal para realizar seu grande sonho.
3. Clima: Ok, o inverno não é a estação predileta das noivas. Mas o casamento na estação mais fria do ano também traz vantagens, como a menor frequência de chuvas e o friozinho que proporciona mais elegância nos trajes e um cardápio diferenciado.
4. Santo Antônio: Pouca gente sabe, mas o santo casamenteiro nasceu em Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto de 1195. Em junho é celebrada a sua morte (ou seu “nascimento para uma nova vida” como se diz dos santos católicos). Que tal aproveitar a data para fazer uma média com o aniversariante? Casando em agosto dá até para pensar numa “festa agostina”, no melhor estilo caipira ou sertanejo.
6. Força do amor: realizar o casamento em agosto pode ser uma boa oportunidade para os noivos que desejam mostrar a todos que seu amor é mais forte e pode vencer qualquer obstáculo ou superstição.