Cuidados na Hora de Contratar Serviços de Casamento – Parte 1
Noiva, preparar um casamento exige várias providências e algumas prestadoras de serviços não cumprem o que prometem. Veja os cuidados que deve tomar antes de contratar um serviço para seu casamento.
Preparar um casamento exige várias providências e contratações de profissionais. O problema é que algumas prestadoras de serviços não cumprem o que prometem. O Guia, como um veículo de comunicação, não tem condições de avaliar o serviço de todas as empresas e fornecedores de eventos, porém tem o dever de alertar os noivos sobre os cuidados que devem tomar antes de contratar um serviço para seu Grande Dia.
Por isso, nesta matéria iremos abordar quais são os melhores caminhos para fechar negócios com os fornecedores do evento, prevenindo dores de cabeça, de acordo com a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.
A princípio, falaremos dos cuidados em relação à cerimônia civil e religiosa.
Igreja, Templos, Sinagogas e Centros Religiosos.
O local religioso pode oferecer, mas não obrigar, um pacote de serviços que inclua decoração, música, bufê, foto e vídeo. Porém, o protocolo do local escolhido (regulamento) deve ser seguido. Alguns estabelecimentos impõem certas limitações com relação à decoração, horários e repertório musical e, por vezes, chegam a indicar empresas especializadas. Por isso, é muito importante conhecer primeiro quais são as normas para depois contratar o tipo de serviço. Na existência de um “pacote” é importante verificar o que está incluso e avaliar se é mais vantajoso do que contratar tudo separadamente.
Vale lembrar que as igrejas, templos ou sinagogas celebram mais de um casamento por dia. Muitas vezes, a escolha dos itens da oferecidos pelo centro religioso afetam todos os casais da data. Portanto, é sempre bom conhecer e consultar os outros noivos daquele dia, para que a cerimônia seja do agrado de todos. É aconselhável assinar um documento discriminando tudo o que for combinado. Saiba mais sobre seus direitos na cerimônia religiosa.
Cartório
Para o casamento civil, os noivos devem procurar um cartório de registros e verificar os valores cobrados e procedimentos necessários. Segundo a tabela da Arpen (Associação dos Registradores das Pessoas Naturais), muitos cartórios oferecem a opção de enviar um juiz de paz para celebrar o casamento civil fora do cartório (na igreja, em casa, no salão, etc.).
Na capital de São Paulo, por exemplo, as taxas cobradas são fixadas pelo Governo Estadual, com correção anual. O cartório deve ter uma tabela de emolumentos afixada em suas dependências.
Pelo Novo Código Civil (artigo 1512), que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, o casamento civil é gratuito para a população de baixa renda, mas muitas pessoas não sabem que têm esse direito.
Na próxima matéria abordamos a contratação dos serviços. Clique aqui para acessar a Parte 2.