1. Guia de Casamento >
  2. Cerimônia e Festa de Casamento >
  3. Casamento no Religioso >
  4. Direitos na Cerimônia de Casamento

Direitos na Cerimônia de Casamento

Na cerimônia religiosa de casamento os noivos têm os seus direitos e deveres. Segundo a Fundação Procon-SP, o local religioso pode ter seu próprio regulamento interno, porém não podem cometer abusos.

Seus direitos na Cerimônia de CasamentoNa cerimônia religiosa de casamento, assim como os demais serviços, os noivos têm os seus direitos e deveres.

Segundo a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o local religioso (Igreja, Templo, Sinagoga ou Centro Religioso) pode ter seu próprio regulamento interno, porém não podem cometer abusos, como por exemplo: obrigar os noivos a contratar um pacote de serviços que inclua decoração, música, bufê, foto e vídeo.

Se sentindo lesado em seus direitos, um casal de Belo Horizonte (MG) entrou na justiça, alegando que o casamento foi celebrado com "descaso e pressa" pelo padre. A Justiça de Minas Gerais condenou a Mitra Arquidiocesana de Belo Horizonte a pagar R$ 2.000 de indenização ao casal.

A cerimônia foi realizada em 14 de outubro de 2005, na igreja Santa Luzia, região do Barreiro. Na ação, o noivo disse que o casamento estava marcado para as 20h30. Ao chegar ao local, afirmou que o padre estava exaltado dizia que a cerimônia estava prevista para as 20h.

A noiva teve de sair às pressas do salão de beleza, pois o padre ameaçou não celebrar o casamento. Ela afirmou que, ao tentar argumentar que havia ocorrido erro na secretaria da igreja, o padre a ofendeu, chamando-a de irresponsável e cara-de-pau. O padre, segundo o casal, realizou o casamento em 15 minutos, não deu a bênção final e tirou a batina no altar.

O desembargador Luciano Pinto apontou que faltaram duas partes essenciais ao rito: a homilia e a bênção final. "A falta da bênção final comprometeu as expectativas dos noivos, causando-lhes forte frustração."

Os noivos pediram indenização por danos materiais, afirmando que os serviços de fotografia e música ficaram comprometidos. Também reivindicaram compensação por danos morais, porque tiveram que cancelar a festa devido ao abalo emocional.

Fica o alerta! Uma semana antes faça um check list com todos os profissionais contratados, inclusive com o local religioso, confirmando todos os detalhes do casamento.

Consulte a série de matérias sobre "Contratando os serviços de Casamento" e veja outros cuidados que deve tomar:

Contratar Serviços de Casamento - Parte 1
Contratar Serviços de Casamento - Parte 2
Contratar Serviços de Casamento - Parte 3

Multicotação
Publicidade