Log-in:
(?)
> > > Como Controlar o Ciúme

Como Controlar o Ciúme

O ciúme é um tema complexo e polêmico e, muitas vezes, traz infelicidade. Muitos casais hoje sofrem desse mal, mas ainda não perceberam que têm perdido muito por não conseguirem conter tal sentimento.

Controle o ciúmeO ciúme é um tema complexo e polêmico e, muitas vezes, traz infelicidade, independentemente de sexo, idade ou classe social. Há quem diga que ciúme é prova de amor, outros dizem que é sinal de zelo - sempre ouvimos aquela famosa frase "quem ama cuida". Mas, por um instante, você já parou pra avaliar até que ponto tem chegado seu zelo, seu amor, seu ciúme?

Muitos hoje sofrem desse mal, mas ainda não percebem que têm perdido muito por não conseguirem conter tal sentimento. Estamos acostumados a misturar emoções, sentimentos e comportamentos, isso muitas vezes nos leva a atitudes precipitadas, em alguns casos irreversíveis.

Com certeza, você já ouviu casos de pessoas que, em momentos de cólera, chegam a extremos por ciúmes, tornando esses casos públicos e até de polícia? Talvez isto aconteça porque fomos condicionados por nossa cultura e educação a expor nossos sentimentos, o que não é incorreto. Mas torna-se incorreto quando prejudica o próximo, ficando pior quando não temos consciência disso.

Porém devemos ter maturidade para controlar nossas emoções, que costumam ser causadas por fatores externos tais como: palavras mal colocadas ou interpretadas, susto, medo, surpresa, fúria ou euforia.

A Psicologia e o Ciúme

As emoções, na Psicologia, são definidas como "afetos e reações desordenadas", que se manifestam em nós quando no nosso ambiente se opera alguma transformação radical e repentina a qual não podemos nos adaptar imediatamente.

Os sentimentos são experiências ou disposições afetivas de prazer ou desprazer com relação a um objeto, pessoa ou idéia abstrata. São condicionados por nossas mentes, pela nossa opinião, portanto se pensarmos que estamos nos sentindo tristes, será este nosso estado.

O importante não é o que acontece e sim sua atitude diante de qualquer situação. É possível sentir-se triste, alegre ou com raiva e conduzir-se de forma civilizada e cordial, o que indica maturidade emocional.

Devemos ter consciência de que ninguém pertence a ninguém e que somos indivíduos com personalidade própria, diferenciada.

No fundo o desejo de todos é ser feliz, e isso só é possível quando vivemos em paz e harmonia. Por isso antes de tomar uma atitude precipitada, lembre-se o ciúme desgasta você e seu relacionamento.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade