As Luvas de Noiva
Como usar a luva para compor o visual do casamento
As luvas de noiva são acessórios de casamento que nunca saem de moda, mas precisam ser escolhidas com cuidado. Curtas, longas ou 3/4, as luvas precisam combinar e formar um visual único com o vestido
Um dos acessórios que geram mais dúvidas nas mulheres que vão se casar são as luvas de noiva. Usar ou não usar? Quando usar? Qual o comprimento certo? A primeira coisa a se entender é que as luvas são um complemento do vestido, portanto, elas devem se harmonizar com o modelo do traje escolhido. Por isso, é importante levar essa questão para sua estilista ou fornecedor, que poderá lhe indicar um look completo, incluindo esse acessório para as mãos.
De acordo com a composição, as luvas podem passar um estilo mais elegante, romântico, moderno ou vintage. Elas podem ser usadas para se proteger do frio ou apenas para completar o visual. Em geral, existem regras básicas sobre as luvas para noiva que precisam ser seguidas. A primeira se refere ao comprimento:
Os três comprimentos básicos de luvas
Luvas longas – Ultrapassam a altura dos cotovelos. Podem ser fechadas (cinco dedos) ou abertas (sem dedos ou mitene), apenas presas ao dedo anular . São mais adequadas a casamentos noturnos e tradicionais. Para combinar, o vestido precisa ser um tomara que caia ou de alcinha. Evite modelos de mangas.
Luvas 3/4 – Aproximadamente até o meio do antebraço. Mais indicadas para cerimônias à tarde e menos formais. O vestido pode ser um modelo frente única, tomara que caia ou ombro a ombro. Luvas semilongas, em especial brancas, não são recomendadas para noivas baixinhas ou de braços grossos, pois encurtam a silhueta.
Luvas curtas – Vão até o punho. Podem ser fechadas (cinco dedos) ou abertas (pontas dos dedos e mitene). Passam um ar mais informal e romântico ao visual. Podem ser usadas com vestidos sem mangas ou de mangas curtas. Ideal para casamentos diurnos, em especial no campo.
Ícones da realeza e das divas do cinema, as luvas nunca saem da moda. Existem modelos de vários tecidos, alguns mais encorpados e elaborados, outros fluídos e transparentes, como organza, rendas, tules, lycra, cetim, etc. Elas não precisam ser feitas, necessariamente, do mesmo material do vestido do casamento, nem ter a mesma cor. O importante é que combinem com o traje, formando um conjunto coeso.
Importante: evite anéis (em especial a aliança de casamento), pulseiras ou braceletes sobre as luvas, pois esses acessórios podem deixar o visual carregado. Por uma questão de etiqueta, as luvas da noiva devem ser retiradas na hora da benção das alianças, quando os noivos forem cumprimentar os convidados e quando chegarem na recepção. Seguindo essas regrinhas básicas, você poderá calçar suas luvas no altar com todo charme que merece!