Casamento vintage estilo anos 80
Viajando no tempo até a década da ebulição da cultura pop, com um evento divertido e inesquecível
Alguns chamaram os anos de 1980 de “década perdida”, por causa dos graves problemas econômicos mundiais. Mas a maioria prefere mesmo lembrar do período, com saudades, pelas evoluções sociais, culturais e tecnológicas. Os anos 80 trazem consigo uma nostalgia única que pode ser perfeitamente adaptada para um casamento inesquecível. A moda extravagante, a música contagiante e a energia vibrante dessa década são elementos que podem transformar o seu grande dia em uma verdadeira celebração pop.
A essência dos anos 80 no seu casamento
Confira algumas dicas de elementos característicos da década de 1980 que podem ser incorporados em diversos itens do seu casamento:
Decoração: a ousadia dos neons e cores “cheguei”
- Cores vibrantes e contrastantes: Pense em combinações como rosa pink e azul turquesa, amarelo neon e roxo, ou verde limão e laranja, tons alegres que na época eram chamadas de “berrantes” ou “cheguei”.
- Elementos retrô: Utilize móveis antigos, como sofás de veludo e poltronas de madeira, paineis de lycra tensionada, além de objetos decorativos como discos de vinil, câmeras antigas, itens que remetam aos jogos de videogame e filmes da época etc.
- Iluminação: Crie um ambiente mágico com luzes neon, bolas espelhadas e pisca-piscas coloridos. Vale até exagerar “um pouquinho” para reproduzir o clima da época.
- Flores: Opte por flores coloridas e exuberantes, como girassóis, gérberas, dálias e astromélias.
- Detalhes: Utilize fitas de cetim, tecidos metalizados e elementos gráficos da época para decorar os centros de mesa, os convites e os cardápios.
Roupas: Mangas bufantes, ombreiras tons misturados
- Noiva: Um vestido com mangas bufantes (balão), ombros estruturados, saia volumosa e detalhes em renda ou pedraria é perfeito para a noiva que busca um look clássico 80. Para um toque mais moderno, aposte em um vestido com decote profundo, fenda lateral e detalhes “new wave”, como paetês e brilhos metalizados
- Noivo: Um terno slim de ombros estruturados, com gravata borboleta e sapatos ou tênis sociais coloridos é uma ótima opção para o noivo que quer se destacar. A moda masculina dos anos 80 também foi marcada pelas cores vibrantes, calças largas de cintura alta, blazers com ombreiras e tecido veludo.
- Padrinhos e madrinhas: Incentive os padrinhos e madrinhas a usarem roupas coloridas e maquiagens marcantes, com estilos ousados das “tribos urbanas” da década de 80, como clubbers, góticos, hip-hop etc. ou com inspiração nos ídolos rock e pop da época.
Buffet: Do fast-food às tortas frias
- Comida: Sirva mini pizzas, coxinhas, brigadeiros, mini hambúrgueres, canudinhos recheados, a clássica torta fria, coquetel de camarão e outros petiscos que faziam sucesso em qualquer festa da época.
- Bebidas: Ofereça drinks coloridos e refrescantes, como gin tônica, caipirinhas e coquetéis sem álcool (como o de frutas) ou clássicos como hi-fi, cosmopolitan, espanhola e mojito.
- Bolo: O bolo pode ser decorado com elementos que remetem aos anos 80, como fitas, laços, toppers personalizados e até mesmo um disco de vinil no topo. Pode remeter ao cinema ou às músicas. Uma receita clássica e onipresente nas festas era o tradicional “Bolo Martha Rocha”, que tinha nome de miss Brasil e diversos recheios em camadas coloridas.
Música: Trilha sonora com clássicos do pop rock mundial
- DJ: Contrate um DJ especializado em música dos anos 80 para animar a festa ou…
- Banda: Contrate uma banda cover para tocar os clássicos da década e garantir a “vibe” dos convidados.
- Playlist: Prepare uma playlist com os maiores sucessos da década, incluindo músicas de Michael Jackson, Madonna, Prince, e bandas como Duran Duran, A-Ha, Legião Urbana… As opções são infinitas!
Atrações:
- Máquina de dança: Alugue uma máquina de dança para os convidados se divertirem e relembrarem os passos de dança e sucessos da época.
- Karaokê: Monte um espaço para karaokê ou videokê e deixe os convidados mostrarem seus talentos e conhecimentos musicais.
- Photo Booth: Crie ou contrate um espaço com cenários, objetos e acessórios dos anos 80 para fotos divertidas (cabine fotográfica ou totem), como óculos escuros coloridos, perucas, mega hair, etc.
- Fliperama: Jogos de video game vintage, máquinas de fliperamas, jogos arcade, pinball, pebolim (totó) etc. podem ser posicionados em pontos estratégicos do evento para fazerem a festa de “crianças” de todas as idades.
Lembrancinhas de casamento
- Discos de vinil personalizados: Crie mini discos de vinil com a foto dos noivos e a data do casamento.
- Fitas cassete: Utilize fitas de gravador personalizadas como porta-guardanapos, carteira etc..
- Cápsulas de brinquedos: Encha cápsulas de brinquedos (pequenas esferas transparentes) com doces, brinquedos vintage ou pequenas lembrancinhas. Existem máquinas de cápsulas para alugar também.
Dicas Extras
- Convites: Os convites do casamento podem ser feitos com papel colorido, tipografia divertida, colagens e ilustrações que remetem aos anos 80.
- Decoração da mesa: Utilize toalhas de mesa decoradas, pratos e talheres coloridos, e centros de mesa com arranjos florais exuberantes e velas ou pequenas luminárias estilo neon.
- Iluminação: Use luzes tipo neon, bolas espelhadas e pisca-piscas coloridos para criar um ambiente mágico e divertido das baladas antigas.
- Animação: Contrate um grupo de dança, profissionais de cosplay ou covers de artistas famosos dos anos 80 para animar a festa. Ensaie com os convidados algumas coreografias típicas dos bailinhos de garagem e clubes da época.
Um casamento vintage com temática da década de 1980 é uma oportunidade única de celebrar a união com um toque de nostalgia e muita diversão. Ao incorporar elementos da cultura pop e dos estilos da época, você criará uma festa inesquecível, uma verdadeira “máquina do tempo” para você e seus convidados. O mais importante é que o evento seja a cara dos noivos e que todos se divirtam!