Morando juntos: dicas que o casal precisa saber para começar a vida a dois
Dividir as tarefas de uma casa e o cotidiano é um grande passo para os recém-casados e, muitas vezes, pode ser desafiador
É muito comum que, após o casamento, casais passem a dividir uma casa ou apartamento e, assim, dar início a sua vida juntos. Ainda que este seja um passo muito animador e repleto de coisas novas na vida de um casal, passar a morar juntos pode ser bastante desafiador até mesmo para relacionamentos de longa data.
Mudanças exigem bastante flexibilidade e comprometimento, principalmente em casos em que as vidas de duas pessoas diferentes se unem. Compromissos, tarefas da casa, contas e até mesmo decisões sobre o imóvel podem ser questões complicadas, e, por isso, exigem paciência, empatia e companheirismo do casal.
Para fazer com que o processo de mudança seja o mais fácil e divertido possível, a seguir estão algumas dicas úteis para os recém-casados que pretendem morar juntos.
Como escolher o imóvel ideal?
Essa é a primeira e mais comum dúvida que pode surgir para quem deseja começar uma vida a dois. O tipo de imóvel, a localização, os utensílios e eletrodomésticos necessários e até mesmo a decoração devem servir à vida do casal e refletir as necessidades e gostos de ambos quando estiverem morando juntos.
Para aqueles que desejam economizar ou que não querem investir altos valores logo no início do casamento, uma boa opção pode ser procurar uma casa para alugar, já que o aluguel permite maior flexibilidade com um menor comprometimento financeiro. Em caso de compra ou aluguel, o ideal é sempre buscar algo que atenda ao casal e que se enquadre na vida que ambos desejam construir juntos.
Como dividir as tarefas de casa?
A divisão de uma casa e do dia a dia exige também uma divisão de tarefas cotidianas. A melhor forma de fazer com que as tarefas sejam algo natural é dividir por gostos ou habilidades de cada um. Além disso, é importante que as tarefas caibam no dia a dia de cada um e, assim, não se tornem grandes esforços ou empecilhos. Realizar tarefas juntos também pode ser uma forma de o casal aproveitar ainda mais o cotidiano a dois e tornar as obrigações um pouco mais leves e divertidas.
Como fazer um enxoval de casa nova?
Uma mudança também inclui pensar em móveis, utensílios, eletrodomésticos e outros itens necessários para montar uma casa nova. Mesmo para quem opta pelo aluguel, o que reduz um pouco as opções de decoração e reformas, é importante que o lar reflita a personalidade e os gostos do casal. Dessa forma, a adaptação à casa nova se torna mais simples e prazerosa.
O primeiro passo é montar uma lista ou planilha com os itens mais importantes nesse começo de vida, incluíndo enxoval de cama, mesa e banho, móveis, eletroeletrônicos e utensílios básicos e de decoração, que considerem a rotina doméstica inicial do casal morando juntos (trabalho, horários de folga, hobbies, refeições, limpeza doméstica, lavanderia, etc.). Com o tempo, o cotidiano vai se estabelecendo e o casal vai identificando o que precisa incluir ou até retirar de casa.
Como este pode ser um processo caro, o famoso Chá de Cozinha (também conhecido como Chá de Panela ou Chá de Casa Nova) é uma opção escolhida por muitos casais como uma forma de economizar em utensílios básicos e eletrodomésticos e ainda comemorar esta nova etapa da vida com seus amigos e familiares.