O Traje do Padrinho
Ser convidado para padrinho de casamento significa ter importância na vida do casal. A escolha do traje dos padrinhos implica numa série de dúvidas. Veja algumas dicas para solucionar esse dilema.
Ser convidado para padrinho de casamento significa ter importância na vida daquele casal que decidiu constituir uma vida juntos. É um momento especial e requer atenção, cuidado e carinho. A escolha do traje dos padrinhos implica numa série de dúvidas. O primeiro passo é marcar uma reunião prévia entre noivos e padrinhos para definir qual é a melhor opção para todos. A pauta deve focar o horário da cerimônia e estação do ano, e em função dessas variantes, deve-se pensar nos cortes, cores e tecidos.
Para Marcello Branchini, especialista em moda para o noivo, a definição da roupa do padrinho e noivo são mais complicadas do que os trajes femininos, pois eles são, na maior parte das vezes, deixados de lado e perdem a atenção para a noiva, que se torna a estrela do evento. O homem apenas observa e concorda. A roupa adequada ao padrinho é desconhecida da maior parte das pessoas, e não recebe a atenção necessária, o que pode acarretar muitos enganos e situações constrangedoras.
Segundo Branchini, o padrinho deve usar smoking de três botões ou meio fraque, dependendo da ocasião. Ele não aconselha trajes claros, pois essa pode ser a premissa do noivo, que deve estar em destaque junto da noiva. Outro risco é se tornar “brega” ou até mesmo deselegante. Durante o dia, esqueça o smoking e use sempre o meio fraque.
O smoking de três botões é tradicional e fica bem para qualquer pessoa devido à ótima simetria. Abotoe-o sempre de cima para baixo e, se quiser deixar um botão aberto, que seja sempre o último. Entretanto é indicado apenas em cerimônias noturnas.
O meio fraque é aconselhável a qualquer hora e só existe um tipo: é o paletó de um botão, na cor grafite, e o colete de cinco ou seis botões na cor cinza, em tecido lã fria ou tropical, usados com camisa branca e gravata (plastron ou social) e calça “rigor” (cinza com listras pretas). Assim, quando se falar em meio fraque, tenha sempre em mente este modelo. Por etiqueta, essa seria a roupa correta para vestir padrinhos tanto em casamentos diurnos como noturnos. Alguns noivos optam por meio fraque também, porém, cabe lembrar que hoje eles possuem diversas outras opções com estilos mais modernos e sofisticados.
Acessórios e complementos do traje masculino
Os complementos do traje são a gravata, que deve ser cinza e no modelo plastron, e o colete de mesma cor, que pode ser levemente brilhante. A camisa sim, deve ser clara e a rigor. A gravata borboleta, que andava meio esquecida, tem voltado aos eventos, tanto em trajes clássicos como mais despojados e modernos. A etiqueta pede um sapato de cadarço com solado em couro, entretanto, um belo sapato em verniz, mesmo sem cadarço, pode deixar o conjunto mais elegante e formal para a ocasião.
O ideal, segundo o especialista, é que os padrinhos estejam trajados no mesmo padrão para que o noivo fique em evidência. A moda é variável e na dúvida, o melhor é recorrer ao discreto e tradicional. Esse conselho é fundamental, pois muitos padrinhos cometem exageros. Podemos citar como exemplo alguns profissionais como advogados, que de tão habituados a usar roupas discretas e semelhantes devido ao exercício da profissão, querem se destacar usando brilho em suas roupas. Isso é desaconselhável, brilho, no máximo, no colete. Outra categoria são os médicos, que de tanto usar roupa branca, querem radicalizar ao usar camisa preta, o que também não é indicado.
Não há uma moda específica para os padrinhos, porém a moda de vanguarda pode ser exagerada, deve-se tomar cuidado. Diante de tudo, é importante lembrar que o formador de opinião não é a pessoa que tem maiores recursos financeiros, e que muitas vezes acaba cometendo excessos, mas sim o que estuda as tendências. Para evitar os “achismos” e não cometer gafes, consulte sempre um especialista.
UAU! Que post bacana!
Nós falamos sobre looks para casamento em sítio no nosso site. Depois, dê uma passada lá e nos diga se gostou 🙂