Como Dizer Que Não Haverá Recepção e Festa
Ou quando não dá para chamar todos os convidados da cerimônia
Há situações em que os noivos não fazem a festa, ou fazem mas não querem (ou não podem) convidar a todos que estão na igreja. Como proceder para não causar uma situação constrangedora?
A maioria das cerimônias de casamento conta com uma cerimônia e festa na seqüência para celebrar a união e felicidade de um casal. Amigos e familiares seguem para o mesmo local para receberem os recém-casados. Porém, há situações em que os noivos, por diversas razões, não fazem a festa, ou fazem mas não querem, ou não podem, convidar a todos que estão na igreja. Como proceder para evitar uma "saia justa" e não causar uma situação constrangedora?
Algumas pessoas acreditam que esse tipo de comportamento é inadequado. Que o correto seria convidar apenas aqueles que forem à igreja, pois estas pessoas estarão lá para dar a benção à união do casal e são os amigos que compartilharão um momento fundamental, portanto, devem partilhar a celebração também. Porém, se não há uma forma de convidar a todos por questões financeiras, ou outras razões, o melhor a se fazer seria avisar antes a todos que estarão na festa para que sejam discretos e explicar que nem todos serão convidados. É uma situação muito delicada, pois caso algum “não convidado” fique sabendo, pode gerar mal-estar nos envolvidos.
Colocar os convites individuais, o conhecido “vale empada”, em apenas alguns envelopes é algo indelicado e deve ser evitado. Essa atitude pode gerar algum tipo de problema, uma vez que a festa não será para todos. Os noivos devem confiar nos convidados e ter tranqüilidade para prosseguir com o planejamento do casamento. Para ficar com a consciência mais sossegada, os convites, nesse caso, devem ser feitos informalmente e apenas oralmente, ressaltando aos convidados que não comentem com os demais.
Em vez de mentir, informando que não haverá recepção ou festa, o melhor é não tocar no assunto. Caso um deles pergunte a respeito, o mais indicado é dizer que os noivos farão um jantar mais íntimo, apenas para os pais e familiares, e que depois partem direto para a lua-de-mel.
O ideal seria convidar apenas o número de convidados que possam ir às duas comemorações, igreja e recepção. Se os noivos querem ser discretos ou não podem dar uma festa a todos como gostariam, devem convidar apenas os familiares e amigos mais íntimos. O importante é que se tome os cuidados devidos para que uma situação que deve ser regada pela felicidade, não se transforme num martírio.