Casamentos no Brasil Aumentam em 2008

Segundo o relatório “Estatísticas do Registro Civil 2008”, do IBGE, o número de casamentos no Brasil tem aumentado cada vez mais. Em 2008 foram 4,5% de casamentos a mais que em 2007, o que confirma a tendência de alta registrada nos últimos dez anos.

Em 2008 o total de casamentos registrados no Brasil foi de 959.901. Destes, 936.538 foram de pessoas com 15 anos de idade ou mais. A taxa de nupcialidade legal atingiu o maior valor do período, 6,7‰ (por mil).

Mais casamentos em 2008

Essa taxa é obtida pela divisão do número de casamentos pelo de habitantes e multiplicando-se o resultado por 1.000. Em 2008, as taxas mais elevadas foram obtidas no Acre (12‰) e no Espírito Santo (9,6‰). As menores taxas foram observadas no Pará (4,4‰) e no Rio Grande do Sul (4,5‰).

O aumento da quantidade casamentos na maioria dos estados brasileiros deve-se à melhoria no acesso aos serviços de registro civil de casamento, à procura dos casais por formalizarem suas uniões consensuais, incentivados pelo código civil renovado em 2002 e pelas ofertas de casamentos coletivos promovidos desde então.

Estes eventos têm como atrativo a redução dos custos dos casamentos, em função de serem, em geral, decorrentes de parcerias estabelecidas entre igrejas, cartórios e prefeituras.

Se continuarmos nessa tendência, em 2009 o Brasil deve atingir 1 milhão de casamentos! Acompanhe esse crescimento pelo nosso “nupciômetro”, no lado esquerdo da home do Guia de Casamento, abaixo do menu principal. Nosso reloginho faz uma estimativa do número de casamentos, baseada nos dados mais recentes do IBGE sobre quantidade de uniões civis no ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *