Câncer de Pulmão
O câncer de pulmão não apresenta sintomas específicos e representa a principal causa de morte por câncer no Brasil. Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao tabagismo
-
O câncer de pulmão representa a principal causa de morte por câncer no Brasil.
- Cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão estão ligados ao tabagismo.
- Não existe forma segura de consumo de qualquer derivado do tabaco. Ao fumar – se cigarro, charuto, cachimbo etc., você coloca dentro de seu organismo cerca de 4.700 substâncias tóxicas.
- Fumar causa dependência. Está provado que a nicotina presente no tabaco cria dependência em quem a consome.
- O câncer de pulmão não apresenta sintomas específicos. Por essa razão, especialmente os fumantes devem estar atentos a qualquer sintoma ligado ao sistema respiratório, como tosse, falta de ar, presença de sangue no catarro, etc.
- O câncer de pulmão é uma doença difícil de ser diagnosticada em fase inicial, mesmo com a realização de exames rotineiros. A maioria dos casos é descoberta já na fase avançada da doença, o que diminui as chances de cura.
- Não fumar ou abandonar o vício imediatamente é a única alternativa para prevenir a ocorrência do câncer de pulmão.
- Quanto mais cedo o fumante deixar o vício, menor será o risco de contrair o câncer de pulmão.
- O fumante prejudica a saúde de quem está perto dele. O fumante passivo também corre risco de contrair câncer de pulmão.
- Além do câncer de pulmão, o hábito de fumar está relacionado ao desenvolvimento de tumores malignos nas regiões da boca, faringe, laringe, esôfago, bexiga e colo do útero.
Para saber mais, acesse: Câncer de Pulmão
Fonte:
Hospital A.C.Camargo (Divulgação )
www.accamargo.org.br