Casamento em Massa no Iêmen Une 1,6 Mil Casais Órfãos
No Iêmen, país árabe de maioria islâmica, 1,6 mil casais órfãos se casaram no dia 21 de outubro de 2010, no que já está sendo considerado o maior casamento em massa da região. O Iêmen fica no sudoeste da Península da Arábia, tem aproximadamente 528 mil km2 e cerca de 23 milhões de habitantes (2008). Noivos e noivas tiveram cerimônias separadas, seguindo as tradições religiosas locais.
O casamento coletivo foi organizado pela Orphans Charitable Organization (OCO) e patrocinado pelo Sultão bin Abdul Aziz, príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Um casamento tradicional iemenita costuma custar aos noivos mais de 5 mil dólares (cerca de 8,5 mil reais). Além de arcarem com as despesas da cerimônia, eles também são obrigados a pagar um dote em dinheiro ao pai da noiva.
Há cerca de 17 anos, nós celebramos uma cerimônia de casamento de 100 casais, o maior casamento em massa da época. Hoje nós assistimos ao casamento de 1.600 casais, comemora Hamid Ziyad, presidente da instituição de caridade OCO.
Saddam Yahya, um dos noivos, declarou: Eles (os organizadores) proveram tudo para nós, somos órfãos, mas eles nos fizeram sentir como se tivéssemos famílias. A pobreza e os costumes tribais levam muitos pais a venderem suas filhas a homens mais velhos para se casarem. Apesar dos esforços para alterar a idade mínima legal para casar para 17 anos, é normal no Iêmen meninas com menos de 15 anos se casarem.