Feng Shui no Casamento
A série sobre o Feng Shui traz hoje algumas dicas que poderão ser utilizadas para harmonizar a cerimônia e a festa do seu casamento com as técnicas milenares dessa filosofia oriental.
Na série sobre o Feng Shui, hoje a equipe do Guia de Casamento traz algumas dicas para harmonizar a cerimônia e a festa do seu casamento com as técnicas milenares dessa filosofia oriental. São detalhes simples, que podem ser aplicados total ou parcialmente, e que poderão ajudar você no grande dia.
O local da cerimônia e da festa
Se for casar durante o dia, opte por locais com bastante luz natural. A iluminação deve vir dos lados. Evite luz sobre as cabeças. Se o local não for bem iluminado, coloque espelhos ou velas para aumentar a iluminação e a sensação de espaço.
Não deixe que haja cantos escuros. Coloque uma luz voltada para os pontos com menos iluminação ou uma planta no local. Na decoração, evite mesas quadradas ou retangulares, dê preferência às redondas ou ovais. No local também não pode haver relógios à vista, nas paredes. Os relógios trazem a idéia de tempo e o momento da união dos noivos deve ser atemporal.
O vestido da noiva e os trajes do noivo e convidados
Para os chineses, e para o Feng Shui, o branco é a cor do luto, do amanhecer e do outono, logo não se recomenda usar trajes inteiramente na cor branco diamante. Mas se seu vestido de noiva é branco não precisa se preocupar, pode usar um detalhe ou acessório de outra cor. A noiva também pode optar por um vestido bege (champanhe), marfim ou dourado. O bege representa o elemento terra, que é um elemento de sorte. A mesma regra pode ser aplicada ao traje do noivo, padrinhos, madrinhas, damas, pajens, bridesmaides e convidados. Também é recomendado levar algo vermelho, que é a cor da felicidade. Pode ser o bouquet ou algum outro acessório.
Quanto aos tecidos, tanto os trajes dos noivos quanto a decoração devem combinar tecidos leves e pesados, para balancear as energias. Tecidos mais pesados como os brocados, shantung e seda, detêm uma energia estável, o Yin. Já os tecidos leves como a organza, tule e o chiffon são materiais mais maleáveis, representando a energia do yang.
A Saída
Para saírem da cerimônia providenciem um transporte da cor preta (carro, carruagem, etc.). O preto atrai a estabilidade necessária para todo casamento. Peça para colocarem um espelho na parte de trás, ou cristal no retrovisor para criar um prisma de luz, para dar início a uma nova vida com muita luz.
Peça aos seus convidados para, na saída, jogarem no casal bolhas de sabão, pétalas de rosas, arroz ou outro cereal. Na china, jogar cereais é uma antiga tradição que simboliza a fertilidade.
Outros detalhes importantes
Peça a um casal conhecido, que é feliz no casamento, para lhe emprestarem algo, de preferência azul, para que seja usado no dia do casamento. O azul é a cor da serenidade. A idéia é que esse casal passe para os noivos energias positivas através do objeto emprestado.
Os bolos altos simbolizam a energia das árvores. Dê preferência a bolos redondos. Quanto mais alto melhor. Evite bolos totalmente brancos.
Com relação à data do casamento, seria ideal que tivesse nela os números 8 e 9. O oito para o Feng Shui é um número bom para o amor e o 9 é o número da eternidade.
Lembre-se que aqui estão apenas algumas idéias de como você pode utilizar o Feng Shui para equilibrar as energias nos locas da cerimônia e/ou festa do seu casamento. Como o Feng Shui trabalha com o equilíbrio das forças, qualquer coisa que você já tenha decidido que seja diferente do que aconselhamos aqui (cor do vestido, data do casamento, etc.) pode ser ?curada? com uma outra técnica. Na dúvida peça a ajuda de um consultor de Feng Shui.