Casamento Religioso - Cerimônia Católica
Seja realizado numa grande igreja tradicional, numa pequena capela, no campo, na praia ou no salão de um buffet, o casamento católico sempre terá alguns elementos ritualísticos obrigatórios, por se tratar de um sacramento oficial da igreja Católica Apostólica Romana. Muitas tradições remetem à Roma Antiga, à Grécia e a outros países, que foram aos poucos sendo incorporadas.
A noiva originalmente entra de branco, como símbolo de sua pureza e castidade - uma herança da Inglaterra Vitoriana -, com um buquê de flores nas mãos, que significa fertilidade. Algumas preferem entrar com um rosário, simbolizando sua fé.
Trazida pelo pai, a noiva é entregue diante do altar ao noivo, que se tornará seu "novo responsável". A noiva ficará do lado esquerdo do noivo. Segundo o costume anglo-saxão, "ele precisará da mão direita livre para empunhar a espada e defender sua pretendente de algum ataque surpresa".
O padre inicia a cerimônia com a saudação e leitura da Bíblia, em alguns casos é realizada uma missa. Em seguida inicia-se o Rito do Matrimônio, onde o sacerdote saúda os noivos, e os questiona se ambos estão ali de livre e espontânea vontade. Os noivos unem as mãos direitas e manifestam seu consentimento na presença de Deus e dos pais, padrinhos e convidados. Depois de confirmado o consentimento, há um momento de louvor e então segue-se a benção e entrega das alianças, símbolo da união firmada.
Por fim o padre irá proclamar a Oração Universal, intercedendo pelo novo casal e a Benção Nupcial. Segue-se então uma benção à comunidade, e o primeiro beijo dos recém casados. O padre então faz a benção final: "Ide em paz e o Senhor vos acompanhe".
Na saída da igreja também é comum uma chuva de arroz promovida pelos convidados, como votos de prosperidade à nova família - esse costume vem da China medieval. Em algumas cerimônias os convidados preferem a "chuva de pétalas de rosa" simbolizando o amor do casal. A chuva de arroz ou de pétalas de rosa também pode ser feita na entrada dos recém casados no salão de festa.