Casamento Religioso – Cerimônia Católica
Seja realizado numa grande igreja tradicional ou numa pequena capela o casamento católico sempre terá alguns elementos ritualísticos obrigatórios, por se tratar de um sacramento oficial da religião
Seja realizado numa grande igreja tradicional, numa pequena capela, no campo, na praia ou no salão de um buffet, o casamento católico sempre terá alguns elementos ritualísticos obrigatórios, por se tratar de um sacramento oficial da igreja Católica Apostólica Romana. Muitas tradições remetem à Roma Antiga, à Grécia e a outros países, que foram aos poucos sendo incorporadas.
A noiva originalmente entra de branco, como símbolo de sua pureza e castidade – uma herança da Inglaterra Vitoriana -, com um buquê de flores nas mãos, que significa fertilidade. Algumas preferem entrar com um rosário, simbolizando sua fé.
Trazida pelo pai, a noiva é entregue diante do altar ao noivo, que se tornará seu "novo responsável". A noiva ficará do lado esquerdo do noivo. Segundo o costume anglo-saxão, "ele precisará da mão direita livre para empunhar a espada e defender sua pretendente de algum ataque surpresa".
O padre inicia a cerimônia com a saudação e leitura da Bíblia, em alguns casos é realizada uma missa. Em seguida inicia-se o Rito do Matrimônio, onde o sacerdote saúda os noivos, e os questiona se ambos estão ali de livre e espontânea vontade. Os noivos unem as mãos direitas e manifestam seu consentimento na presença de Deus e dos pais, padrinhos e convidados. Depois de confirmado o consentimento, há um momento de louvor e então segue-se a benção e entrega das alianças, símbolo da união firmada.
Por fim o padre irá proclamar a Oração Universal, intercedendo pelo novo casal e a Benção Nupcial. Segue-se então uma benção à comunidade, e o primeiro beijo dos recém casados. O padre então faz a benção final: "Ide em paz e o Senhor vos acompanhe".
Na saída da igreja também é comum uma chuva de arroz promovida pelos convidados, como votos de prosperidade à nova família – esse costume vem da China medieval. Em algumas cerimônias os convidados preferem a "chuva de pétalas de rosa" simbolizando o amor do casal. A chuva de arroz ou de pétalas de rosa também pode ser feita na entrada dos recém casados no salão de festa.