William e Kate Casam-se em Londres
O sonho se realizou. A plebeia Kate Middleton casou-se com o príncipe William e se tornou a princesa Catherine, Duquesa de Cambridge, Condessa de Strathearn e Baronesa de Carrickfergus. Em um típico dia nublado (mas sem chuva) de Londres, o casal real fez seus votos diante dos cerca de 1.900 convidados presentes na abadia de Westminster. O Guia de Casamento acompanhou o evento on-line.
O casamento de William e Kate, que seguiu à risca o Programa Oficial e o protocolo da realeza, aliou toda a pompa e circunstância de um casamento real com uma certa parcimônia, exigida pelo momento econômico atual do Reino Unido. Desde cedo, o povo londrino e turistas do mundo inteiro lotavam as ruas do centro na expectativa pelo evento.
Às 10h10 em ponto (hora local) o noivo, acompanhado do irmão e padrinho príncipe Harry, saiu de carro da Clarence House, sua residência oficial, rumo à Abadia de Westminster, onde ocorreria a cerimônia. William optou por usar o uniforme vermelho de coronel da Guarda Irlandesa. Depois foi a vez do pai do noivo, príncipe Charles, sua mulher Camila Parker Bowles e da rainha da Inglaterra Elizabeth II, seguirem para o local do evento, onde já se encontravam membros do governo, nobres e outros convidados ilustres.
No horário previsto (10h51) a noiva, acompanhada do pai, saiu do hotel Goring, onde passou a última noite de solteira com familiares, e embarcou rapidamente em um luxuoso Rolls Royce. No caminho até a abadia, a noiva, com o rosto coberto por um véu, acenava para o público eufórico, revelando finalmente alguns detalhes do tão esperado vestido de noiva. Mas o mistério só foi completamente desvendado quando ela desembarcou do veículo, na entrada da igreja.
Vestido de Princesa Moderna
Kate encomendou seu vestido de casamento a Sarah Burton, diretora de criação da marca Alexander McQueen. (stilista britânico, 1969-2010). O traje era todo em cetim duchese branco off-white, com decote em V, colo e mangas justas em renda chantilly, saia rodada e cauda de cerca de dois metros. Na cabeça, véu liso de comprimento médio e uma tiara de diamantes Cartier, cedida pela rainha Elizabeth. O buquê era feito de flores “Sweet William” (doce William, do inglês), lírios do vale, jacintos e murta. A ideia era unir tradição e modernidade de forma discreta e elegante, evitando ostentação.
Cerimônia Anglicana
A cerimônia, celebrada segundo a religião Anglicana pelo arcebispo de Canterbury, com sermão de Richard Chartres, bispo de Londres, foi pontuada por músicas de Bach, Elgar, Vaughan William, Maxwell Davies e Whitlock, executadas pelo coro de crianças da abadia de Westminster e da capela real do palácio de St.James, além da Orquestra Filarmônica de Londres.
Após serem declarados marido e mulher, William e Kate receberam as palavras do bispo, hinos religiosos, as orações finais e a benção do casal. Após a execução do hino nacional, o casal assinou o livro de registro e se dirigiu à saída da abadia. Na porta, eles embarcaram em uma carruagem aberta, saudados pelo povo que acompanhava a tudo através de telões e autofalantes.
A procissão de cinco carruagens, levando os noivos, seus pais, padrinhos, pajens e damas, além da rainha Elizabeth, seguiu para o palácio de Buckingham onde ocorreria um almoço de recepção para cerca de 650 convidados. O evento público foi encerrado pelo sobrevoo de aviões da força aérea britânica, e pelo tão esperado beijo do casal, no balcão do palácio.
? Clique aqui e veja a nossa cobertura especial do casamento do príncipe William com Kate Middleton.