Princesa Victoria da Suécia diz Sim em Meio a Polêmicas
A princesa Victoria (32), herdeira do trono da Suécia, casou-se no último sábado (19 de junho de 2010) com o agora príncipe Daniel Westling (35), às 10h30 (horário de Brasília) na catedral de São Nicolau, em Estocolmo. A cerimônia foi marcada por muito luxo, emoção e polêmica. Foi o maior casamento real na Europa desde a união do príncipe Charles com a princesa Diana, que ocorreu em Londres, no dia 29 de julho de 1981.
Victoria entrou na igreja sorridente, um minuto depois da hora marcada. Ela trajava um vestido branco pérola de veludo com uma longa cauda e mangas curtas, desenhado pelo seu estilista predileto, o sueco Pär Engsheden, além da tiara e do véu usados pela sua mãe, a rainha Silvia, em seu casamento ocorrido há exatos 34 anos.
Daniel buscou a noiva na metade do caminho, conduzida até ali pelo rei Carlos XVI Gustavo, pai da noiva, e continuou com ela até o altar. O casal manteve-se sorridente durante toda a cerimônia, mas não conseguiu conter as lágrimas no momento em que foram declarados marido e mulher pelo arcebispo Anders Wejryd, chefe da Igreja Luterana sueca. No sermão, o arcebispo falou da importância do equilíbrio entre a vida privada, familiar e social.
Durante a cerimônia, a orquestra Royal Philharmonic misturava música tradicional e moderna, incluindo um tema do quarteto sueco Abba. A cerimônia foi acompanhada por 1,2 mil convidados; foram 17 famílias reais (menos a portuguesa), parentes e amigos do casal, autoridades, empresários e celebridades do país. Ao final, os recém-casados desfilaram pelas ruas da capital sueca na mesma carruagem em que viajaram os pais da noiva quando também se casaram. O banquete nupcial foi no Palácio Real de Estocolmo.
O evento também se tornou foco de críticas por parte da imprensa e dos grupos antimonarquistas da Suécia devido ao alto valor gasto na cerimônia (4 milhões de euros – cerca de R$ 8,7 milhões de reais) em um país que enfatiza a igualdade. Além disso, diante das exigências da TV estatal, três grandes agências de notícias internacionais se recusaram a fazer a cobertura. Polêmicas à parte, cerca de 250 mil pessoas acompanharam o cortejo pelas ruas da capital sueca, segundo números da polícia local.
Veja aqui o vídeo do casamento da princesa Victoria
Clique para assistir as imagens do desfile do casal pelas ruas da Suécia