Log-in:
(?)
> > > Como Tirar o Passaporte

Como Tirar o Passaporte

Se você vai viajar para fora do Brasil a trabalho, de férias, lua-de-mel etc. precisará checar a documentação necessária antes, em especial o Passaporte. Veja como requerer esse documento de viagem

Novo Passaporte brasileiroSe você pretende viajar para o exterior, seja de férias, lua-de-mel, a trabalho etc. precisará verificar a documentação necessária antes de fazer as malas. A maior parte dos países exige que o viajante identifique-se através de passaporte e tenha um visto para entrar no país. Se a viagem for para a Argentina, Uruguai, Chile ou Paraguai, você só precisará de um documento de identidade (RG) recente e em bom estado. Nos demais países da América do Sul, o turista brasileiro precisa apresentar o passaporte, mas não é exigido visto, com exceção da Guiana Francesa.

Solicitando o Passaporte

O primeiro passo para se tirar o passaporte é acessar o site da Polícia Federal (DPF) e clicar na opção “Requerer Passaporte”. Você será encaminhado para uma página com instruções para solicitar o documento:

  1. Verificar a documentação necessária, que é diferente para os casos de Passaporte Comum (para brasileiros), Passaporte de Emergência, Passaporte para Estrangeiro (para não brasileiros) e Laissez-Passer. Veja aqui a lista de documentos para cada caso.
  2. Preencher o requerimento. Acesse este link e preencha o formulário virtual para solicitar o passaporte (será preciso desativar o bloqueador de popups do seu navegador). Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336, ou clique aqui para falar via e-mail com o serviço de atendimento.
  3. Após incluir seus dados, será emitida uma Guia de Recolhimento da União - GRU. Pague essa GRU, observando a data do vencimento. A emissão do passaporte custará R$ 156,07 até dezembro de 2010, quando deverá sofrer reajuste.
  4. Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento, por meio eletrônico. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio. Verifique aqui se será preciso agendar o atendimento no posto escolhido.

Consulte aqui o andamento do seu pedido de passaporte. O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque o passaporte no horário e local indicados.

Passaporte Comum para Brasileiros

Para solicitar o Passaporte Comum para Brasileiros, será necessário apresentar os originais dos seguintes documentos (lista resumida):

  1. Documento de Identidade (RG, Carteira Funcional, Carteira de Motorista, etc.);
  2. Certidão de casamento com a devida averbação, para quem teve o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;
  3. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição;
  4. Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório;
  5. Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
  6. Passaporte anterior, quando houver;
  7. CPF;
  8. GRU paga, referente à taxa de emissão do passaporte;

Para ver maiores detalhes sobre a documentação exigida para esse tipo de Passaporte clique aqui.

Renovação de Passaporte

A validade dos passaportes é de até cinco anos. Expirado o prazo de validade, deverá ser solicitado novo passaporte. Não existe renovação nem prorrogação de passaporte. Se o seu documento de viagem está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão novamente.

O novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em todo território nacional. O titular do passaporte comum antigo, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade