Log-in:
(?)
  1. Guia de Casamento >
  2. Lua de Mel >
  3. Plano de Viagem >
  4. Como Tirar o Passaporte

Como Tirar o Passaporte

Se você vai viajar para fora do Brasil a trabalho, de férias, lua-de-mel etc. precisará checar a documentação necessária antes, em especial o Passaporte. Veja como requerer esse documento de viagem

Novo Passaporte brasileiroSe você pretende viajar para o exterior, seja de férias, lua-de-mel, a trabalho etc. precisará verificar a documentação necessária antes de fazer as malas. A maior parte dos países exige que o viajante identifique-se através de passaporte e tenha um visto para entrar no país. Se a viagem for para a Argentina, Uruguai, Chile ou Paraguai, você só precisará de um documento de identidade (RG) recente e em bom estado. Nos demais países da América do Sul, o turista brasileiro precisa apresentar o passaporte, mas não é exigido visto, com exceção da Guiana Francesa.

Solicitando o Passaporte

O primeiro passo para se tirar o passaporte é acessar o site da Polícia Federal (DPF) e clicar na opção “Passaporte”. Você será encaminhado para uma página com avisos e instruções para solicitar o documento:

  1. O site da PF irá guiar o usuário que deseja solicitar o Passaporte através de diversas telas com avisos e instruções. Sigas as telas, de acordo com seu caso, através do Acesso Guiado ou Acesso Rápido.
  2. Verificar a documentação necessária, que é diferente para os casos de Passaporte Comum (para brasileiros), Passaporte de Emergência, Passaporte para Estrangeiro (para não brasileiros) e Laissez-Passer.
  3. Preencher o requerimento. Preencha o formulário virtual para solicitar o passaporte (talvez seja preciso desativar o bloqueador de popups do seu navegador). Se tiver dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336, ou clique aqui para acessar os links úteis da Ouvidoria ou entrar em contato pelo serviço Fala.BR do Governo Federal.
  4. Após incluir seus dados, será emitida uma Guia de Recolhimento da União - GRU. Pague essa GRU, observando a data do vencimento. A emissão do passaporte custará R$ 257,25 (valor de 2019).
  5. Compareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida, GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento, por meio eletrônico. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.

Consulte também no site da PF o andamento do seu pedido de passaporte. O documento será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque o passaporte no horário e local indicados.

Passaporte Comum para Brasileiros

Para solicitar o Passaporte Comum para Brasileiros, será necessário apresentar os originais dos seguintes documentos (lista resumida):

  1. Documento de Identidade (RG, Carteira Funcional, Carteira de Motorista, etc.);
  2. Certidão de casamento com a devida averbação, para quem teve o nome alterado em razão de casamento, separação ou divórcio;
  3. Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição;
  4. Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório;
  5. Certificado de Naturalização, para os Naturalizados;
  6. Passaporte anterior, quando houver;
  7. CPF;
  8. GRU paga, referente à taxa de emissão do passaporte;

Renovação de Passaporte

A validade dos passaportes é de até 10 anos. Expirado o prazo de validade, deverá ser solicitado novo passaporte. Não existe renovação nem prorrogação de passaporte. Se o seu documento de viagem está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo, serão exigidos todos os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão novamente.

O novo passaporte comum padrão ICAO (Organização de Aviação Civil Internacional), cor azul, foi implantado em todo território nacional. O titular do passaporte comum antigo, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade