Casamento Civil
Tudo que noivos precisam saber sobre Casamento no Civil
Com tantos detalhes para resolver sobre a cerimônia e a festa, a parte burocrática, ou seja, o Casamento no Civil, acaba ficando de lado. Este processo é tão ou mais importante que os demais, visto que apenas ele garante ao Estado a existência da união. Por isso, programe-se para não deixá-lo de lado.
Casando no Civil
Casar no civil significa formalizar o vínculo que existe entre o casal, que inclui compartilhar despesas, bens de consumo (casa, carro, conta bancária etc) e, futuramente, filhos. A intenção é sempre a de tornar a relação eterna, mas, em alguns casos, o convívio e alguns problemas podem levar ao fim do relacionamento. A formalização no civil é importante, principalmente nesse aspecto, para que não haja injustiça na divisão dos bens.
A união estável, nos termos da lei, é a convivência pública, contínua e duradoura, e também a constituição familiar. O documento no civil formaliza os sentimentos e os deveres do casal, um para com o outro.
Documentação necessária
Sim, por mais que os casais digam que tudo está pronto, sempre falta algo. Por isso, é importante deixar tudo separado antecipadamente, evitando problemas e constrangimentos futuros. Se você ainda não reservou tudo aquilo que precisará para a cerimônia no civil, atente-se ao que não pode esquecer:
- RG original;
- Certidão de nascimento atualizada;
- Comprovante de residência original;
- Duas testemunhas com RG original.
No dia da cerimonia é preciso que haja a presença de duas testemunhas (se o casamento não for realizado no cartório, serão necessárias quatro testemunhas), que também serão os padrinhos do casamento no civil. Fica a cargo dos noivos escolher os mesmos padrinhos da igreja ou optar por outras pessoas. As testemunhas não devem se esquecer de levar os RGs originais.
Fique atento: É necessário pagar uma taxa no cartório. Verifique o local mais próximo de sua casa e informe-se sobre os preços.
Se os noivos são viúvos, estrangeiros ou divorciados, veja a lista dos documentos necessários para o casamento no civil.
Como deve ser o vestuário
As vestimentas dos noivos e padrinhos devem ser simples, porém formais e elegantes. O uso de trajes esporte ou esporte fino é recomendável para todos. A noiva pode inovar no civil e, ainda que vá se casar de branco na igreja, pode optar por outras cores de vestido. Pode ser algo mais simples e ousado (sem exageros) ou mais tradicional e sério. Veja algumas opções de roupas para o casamento no civil.
Confira também:
Casamento Civil – Guia Completo
Hoje fui levar a isenção pra casar no cartório junto aos documentos, eu e meu noivo, marcaram uma data lá para retornamos em agosto e levar duas testemunhas… Isso já vai ser o casamento???
Normalmente, após a habilitação ser concedida, o cartório convoca os noivos para marcarem a data do casamento civil, mas como, no seu caso, já convocaram as testemunhas, é possível SIM que já seja para a cerimônia. Na dúvida, entre em contato com o seu cartório antes para tirar essa dúvida, pois os trâmites podem ser um pouco diferentes.
oq seria habilitação?
Habilitação é o procedimento legal no qual os noivos se dirigem até o cartório e passam por um processo de averiguação, onde são submetidos a uma avaliação para provarem que são totalmente livres e desimpedidos para se casar. Confira mais detalhes aqui.
Oi fui dar entrada no meu casamento em setembro levei o registro de meu noivo e faltavam 5 dias para vencer a moça do cartório falou que precisava do meu registro recente. Perguntei a ela se eu poderia marcar o casamento com o registro e ela falou que sim, fui lá marcar e ele falou que eu teria que retirar uma terceira via do registro, isso é um verdadeiro assunto [SIC]
TEM QUE PAGAR PARA ATUALIZAR A CERTIDÃO DE NASCIMENTO PARA CASAMENTO???
Geralmente essas taxas são definida no Cartório de Registro Civil, onde você poderá consultar uma tabela com os valores praticados.
OLA, MEU NOIVO É DIVORCIADO SÓ TEM A CERTIDÃO DE DIVORCIO, SERVE PARA CASAR???
Você precisarão de uma cópia autenticada da Certidão de Casamento anterior dele e da averbação do divórcio.