Horário do Casamento: Manhã
Dicas para organizar um evento matinal
Uma das questões mais importantes para os preparativos do casamento é definir o dia e o horário da cerimônia e da recepção, pois as demais coisas irão depender dessa decisão. Quando pensarmos em data e hora do evento, deveremos levar em consideração a estação do ano, o clima, o calendário de eventos e feriados, o estilo, etc.
Para lhe ajudar a planejar uma cerimônia e recepção inesquecíveis e impecáveis, o Guia preparou algumas sugestões referentes ao local, decoração, trajes, acessórios e buffet, de acordo com o período escolhido. Nessa primeira matéria, falaremos sobre o casamento pela manhã.
Casando no Período da Manhã
O período da manhã pede um casamento menos formal, por isso é uma boa opção para quem deseja economia. Uma cerimônia mais simples e com menos convidados é também mais intima, porém não menos elegante. Pode inclusive optar pelo formato Mini wedding. É indicado para noivos que desejam aproveitar o seu Grande Dia ao máximo, em especial a tão esperada lua-de-mel.
Como sugestão, para tirar proveito da claridade da manhã e a beleza da natureza, os locais mais adequados para a realização da cerimônia e recepção são chácaras, sítios, buffets que tenham espaço ao ar livre ou até mesmo clubes de campo e, por que não, a praia.
Como a Natureza já favorece o cenário, pode-se economizar na decoração, podendo ser feitos arranjos de flores naturais, misturando cores e texturas, para deixar o ambiente mais caracterizado com o estilo dos noivos, do evento e do local.
Quanto à recepção, se acontecer entre 9h e 10h, o mais indicado é o Brunch, com um cardápio variado (leite, chocolate, café, chá, sucos de frutas, biscoitos, pães, frios, requeijão, manteiga, patê, geleias, queijos, frutas frescas etc.). Se for após as 11h o ideal é um almoço (refeição leve e com saladas). E para encerrar a festa é servido o delicioso bolo da noiva. Dica: baunilhas com frutas frescas.
Visual dos Noivos
O vestido da noiva, por ser de manhã, pode ser feito com um tecido fresco e menos nobre (seda, musseline, crepe georgette, shantung, organza, tafetá fosco) sem muitos bordados e brilhos. Vestido tomara que caia, alcinhas, com um obro só, decote canoa ou assimétrico são os que mais combinam com o cenário matinal.
Para o buquê da noiva, opte pelo tipo redondo, médio ou pequeno, confeccionado com flores do campo, pequenas ou médias, combinadas com vários ramos. O buquê também precisa combinar com o vestido de casamento. Para as noivas mais gordinhas, buquê braçada (alongado e carregado nos braços). Como nesse caso as flores precisam ter cabos grandes, use lírios, rosas, copos-de-leite, hera, antúrios, alecrim e bocas-de-leão.
Para completar o visual da noiva, maquiagem discreta, acessórios sem muito brilho, sapato de salto médio ou alto, véu curto e, se for usar luvas, use luvas curtas!
Já para o noivo, não tem como fugir do tradicional. O que pode ser feito é usar cores mais claras para os ternos e gravatas, sapato e cinto de couro em modelo clássico, sem muitos detalhes, e meias harmonizando com o tom da calça.