Casamento – Plano de Contingência
Dicas para evitar ou resolver emergências na cerimônia e festa
Para casar é preciso planejamento. Isso inclui a criação de um Plano de Contingência com as medidas que deverão ser tomadas para resolver ou contornar problemas no dia do casamento.
Máximas como “o seguro morreu de velho” e ” é melhor prevenir que remediar” ainda têm valor quando o assunto é prevenção. Tudo o que realizamos na vida exige planejamento, preparação e ação, e o casamento não foge a essa regra. E por mais que se planeje tudo, acidentes acontecem e, de repente, algo sai do previsto. Uma das formas de tentar evitar ou contornar um mal maior no seu grande dia é a criação de um Plano de Contingência.
O Planejamento de Riscos é um conceito da administração que tem sido adotado também na organização de grandes eventos, como o casamento. A ideia é pensar de forma preventiva, imaginando cenários, os pontos que podem dar problema na hora e as soluções que devem ser tomadas para que tudo volte ao normal o mais rápido.
Como um Plano de Contingência muito complexo pode refletir em aumento de custos, você deve se concentrar nos incidentes mais prováveis e nos mais simples de resolver ou driblar, promovendo a chamada “redução de danos”. Chuvas e outros fenômenos naturais, falta de energia, greves, acidentes e erros humanos são os culpados mais comuns de atrasos e falhas nos serviços.
O primeiro passo para ‘tirar de letra’ qualquer problema é manter a calma. O famoso Plano B existe exatamente para que as coisas não saiam do controle e você fique mais tranquila no dia. A dica é perguntar a cada um de seus fornecedores se há alguma medida preventiva que pode ser tomada em caso de problema para mitigar a crise. Questione se isso irá influenciar no preço final.
Veja alguns exemplos de perguntas:
- Se um convidado esbarrar no bolo, tem como consertá-lo na hora?
- Se a comida ou bebida contratada não for suficiente, tem como completar e acertar tudo depois?
- Se faltar energia, tem gerador ou luz de emergência?
- Se chover, tem cobertura no local, guarda-chuvas, toldos, etc.? E o carro ou carruagem conversível tem capota ou pode ser substituído na hora?
- Se alguma entrega atrasar, tem como deixar alguém de prontidão para ir buscar?
- Se o conjunto, coral ou orquestra faltar, tem como substituir por um músico ou DJ?
Outra medidas preventivas importantes
- Anote todas as medidas de emergência e monte um documento impresso com nomes, telefones, endereços e demais detalhes. É o seu Plano de Contingência.
- Coloque tudo o que foi acertado em contrato, inclusive as medidas de emergência prometidas pelas empresas e profissionais. Isso evita problemas no dia e depois.
- Prepare o Kit de Emergência da Noiva e deixe com alguém que estará por perto no dia (clique aqui e veja mais detalhes sobre esse kit)
- Se você não contratou um assessor de casamento, escolha alguém próximo (mãe, madrinha, bridesmaid, etc.) para acompanhar os fornecedores no dia e conferir se está tudo certo. Informe-a sobre as alternativas definidas para cada problema previsto e entregue uma cópia do plano.
E xô neura!
Lembre-se: nada de sofrer por antecipação. Plano de Contingência não é alimento para ansiedade ou preocupação desmedida. Pelo contrário! Ele é uma forma racional de planejar um evento, evitando ou contornando problemas previsíveis e garantindo a felicidade e o sucesso do seu casamento.