Estou noiva, por onde começar os preparativos?
Recebeu o pedido e agora veio a dúvida: Vou me casar, por onde começar?
Você está noiva e precisando de ajuda para começar os preparativos do casamento? Calma, o Guia está aqui para isso! Veja como organizar o evento, seguindo nossos sete passos básicos
Você está noiva e agora, passada a emoção da surpresa, precisa saber como realizar um casamento com que você sempre sonhou? O Guia está aqui para lhe ajudar nesse sonho. Veja abaixo nossos sete passos básicos para você começar sua jornada rumo ao Grande Dia.
7 passos iniciais da jornada do Casamento
Confira por onde começar a aventura da organização de sua cerimônia e festa de casamento, até o Grande Dia em que você dirá o “Sim” que mudará sua vida:
1. Assine as notificações do Guia
A assinatura de notificações do Guia é rápida e gratuita. Com ela você receberá no seu navegador um aviso toda vez que o site publicar um novo post. É só clicar no sininho do rodapé da página e aceitar receber os avisos. Uma maneira prática de saber das novidades em primeira mão e não perder nada que o Guia prepara para lhe ajudar na aventura de organizar seu casamento! Você poderá cancelar o recebimento das mensagens a qualquer momento.
2. Defina a data e hora do Casamento
Nem sempre o casal define a data e horário da cerimônia e festa logo após anunciar o noivado. Mas é importante que haja uma previsão, ao menos aproximada, para que se comece a tomar consciência dos preparativos até o Grande Dia. Inicialmente, definir a estação do ano em que o evento ocorrerá dará uma direção para alguns preparativos. Há diferenças importantes entre casar na primavera, no verão, no outono e no inverno.
3. Faça uma página para o casal
Recomendamos que você crie ou contrate um serviço para criação de uma página on-line para o evento. Hoje em dia existem diversos recuros on-line, inclusive gratuitos, para o casal montar o site do casamento. No site, você pode incluir os dados dos noivos e do evento (datas, horários e locais), a foto do casal, links para redes sociais, etc.
Além disso, é possível personalizar a aparência da página, divulgar as novidades, os locais das listas de presentes e receber mensagens dos convidados. Alguns oferecem também um serviço de RSVP Virtual, onde os visitantes da sua página podem confirmar se comparecerão ao evento e com quantos convidados. Alguns desses serviços podem ser pagos, por isso é bom pesquisar bem e comparar os planos oferecidos.
4. Monte o orçamento do casamento
Ter uma noção clara de quanto você poderá investir em seu Grande Dia é vital para o sucesso dos preparativos. Com esse valor em mente, você poderá definir a quantidade de convidados e escolher o estilo do evento. Existem produtos e serviços para todos os níveis de orçamento, dos mais simples aos milionários. É preciso sonhar, mas sem tirar os pés no chão. Um planejamento é fundamental para que seu casamento não comprometa a vida financeira do casal nos primeiros anos da vida a dois.
- Clique aqui e veja quais são as principais despesas do casamento.
- Veja dicas de como realizar um casamento sem traumas no bolso.
- Veja uma matéria sobre Como economizar no evento .
5. Prepare um Check-list
Inicialmente, todos os itens da preparação do casamento devem ser separados por categorias e subcategorias, como cerimônia, festa, decoração, música, etc. Então é preciso montar uma lista com todos os itens que deverão ser providenciados ao longo tempo até a data do evento. Nesse momento não se preocupe com com o prazo, apenas com as tarefas.
- Clique aqui para acessar um modelo de Check-list. Você poderá alterá-lo e imprimi-lo para servir de base para o seu casamento
6. Programe sua Agenda da Noiva
Em média, um casamento pode ser organizado em um ano, com todas as providências devidamente separadas por período. Mas isso não é uma regra. O problema é que são muitas tarefas e quanto menor o tempo, maior a correria. Preparar um evento desse porte sem estresse é difícil, mas fazer isso sem uma agenda bem definida é praticamente impossível. Há sempre o risco de ficar tudo para a última hora ou de algumas coisas ficarem mais caras ou serem simplesmente esquecidas.
- Clique aqui e acesse nosso modelo de Agenda da Noiva. Você pode fazer adaptações, montar uma planilha com seu roteiro ou programar a agenda no computador, tablet ou smatphone.
7. Peça orçamentos de serviços e produtos
Se você não dispõe de um orçamento milionário, não tem jeito: terá que cotar preços de produtos e serviços, comparar profissionais e empresas e escolher o que é melhor para o seu evento. Ou precisará, ao menos, contratratar um serviço de Assessoria de Casamento que faça esse trabalho. A dica de ouro é participar de feiras e eventos voltados para as noivas, como workshops, degustações e rodadas de negócio.
- Precisando de ajuda profissional? Leia: Qual o trabalho da Assessoria de Casamento.
- Leia também: Cuidados na hora de contratar serviços de casamento: Parte 1 e Parte 2.