Cortinas ou Persianas? – Parte 2
Como escolher o melhor acessório para as janelas
Cortinas e persianas não são somente para cobrir janelas. Elas também garantem sua privacidade, controlam luminosidade, temperatura, ventilação, etc. Mas qual das duas será ideal para sua casa?
Ainda em dúvida entre cortinas e persianas para as janelas da sua casa? Veja algumas questões importantes, relacionadas à região onde você mora.
1. Qual a intensidade dos ventos?
Cuidado com os ventos! Persianas de material muito leve e cortinas de tecidos finos costumam esvoaçar, projetando-se para fora da janela aberta, derrubando objetos e, no caso das persianas, até danificando mecanismos e lâminas.
2. Qual o nível de ruído da região?
Se você mora em um local muito ruidoso, opte por tecidos mais pesados ou pelos chamados ?tecidos celulares? – dotados de pregas parecidas com uma colméia, que absorvem ruído e luz (disponíveis para cortinas e persianas).
3. Qual o nível de poluição?
Se você terá que enfrentar a poluição e não tem tempo para faxinas pesadas, utilize tecidos ou materiais mais lisos ou sintéticos ? as texturas retêm mais sujeira ? ou persianas verticais. Estas últimas também alongam ambientes de pé direito muito baixo.
4. Qual a temperatura média?
Para cidades frias, tecidos grossos, cortinas com forro, ou persianas de material mais pesado, arrematados com um xale. Para locais mais quentes ou onde bate o sol, tecidos mais leves e claros, materiais naturais, que reflitam a luz, ou uso de blackouts.
Últimas Dicas
Se a escolha final for por cortinas, você também terá que decidir entre comprar cortinas prontas ou mandar confeccionar. Nos dois casos, sempre fique de olho nas medidas, para não sobrar ou faltar tecido. As cortinas podem ser presas no teto ou na parede, em trilhos ou varões, com argolas, ilhoses ou no próprio tecido.
Há também ?meio termos? entre cortinas e persianas: são as cortinas romanas (que se recolhem verticalmente em gomos, acionada por cordas), os painéis (cortinas divididas em lâminas grandes que se recolhem horizontalmente) e as cortinas em rolo (que se enrolam ao serem recolhidas).
Já as persianas, parentes próximas das janelas venezianas, há muito tempo deixaram o ambiente formal dos escritórios e tomaram conta da casa toda. Elas podem ser horizontais ou verticais, de alumínio, pvc, madeira, etc. Em tecido celular, onduladas, lisas, texturizadas e até decoradas. Há também persianas entre vidros, que não deformam nem acumulam sujeira.
Se ainda restam dúvidas entre cortinas ou persianas, procure a ajuda de um especialista em decoração. Mas lembre-se: na dúvida, só não vale usar cortinas e persianas ao mesmo tempo, num mesmo cômodo. Padronização e harmonia não podem faltar na decoração da sua casa, afinal ela é tão importante que pode até “falar” sobre a sua vida amorosa!
• Clique aqui para ler a primeira parte da matéria sobre Cortinas ou Persianas.