Cortinas ou Persianas? - Parte 1
Escolhendo o melhor acessório para suas janelas
Casa nova, pronta para decorar, o casal olha para as janelas e enfrenta um dilema: Cortinas ou persianas? Ao contrário do que muitos pensam, as cortinas e persianas não são somente para “cobrir a janela”. Com elas você pode garantir sua privacidade, controlar a luminosidade natural do ambiente (sala, cozinha, quarto, etc.), a ventilação, o nível de ruído, a poluição, a temperatura interna da casa, completar a decoração, além de proteger os móveis e objetos dos raios solares. Aliás, cortinas e persianas podem até "falar" sobre a sua vida amorosa!
Calma! Para fazer essa escolha, o primeiro passo é responder o seguinte questionário:
1. Qual o seu estilo?
Normalmente, cortinas costumam ter um estilo mais clássico e elegante, já as persianas passam um “ar” mais moderno e despojado. Mas a grande variedade de tecidos, modelos e materiais, hoje em dia, é capaz de inverter isso.
2. Qual a posição do cômodo em relação ao sol?
Se o sol da tarde vai incidir diretamente na janela, evite cortinas de cores fortes, que tendem a desbotar. Caso você queira menos iluminação, opte por persianas, por cortinas de tecido mais grosso e cor escura ou pelo uso do blackout - um acessório aplicado entre a janela e a cortina, que bloqueia a luz.

3. Que uso o cômodo terá?
Em geral, salas de visita e escritórios precisam de mais iluminação, então poderão ter cortinas mais finas. Se a janela der para um jardim interno, talvez nem precise cobrir a janela. Já os quartos e salas de TV precisam de maior isolamento luminoso e privacidade.
4. Como você vai posicionar os móveis e objetos?
A posição dos móveis e objetos de decoração também deve ser levada em conta, tanto por questões estéticas, quanto por problemas com vento, luz solar, poluição, etc.
Na próxima matéria sobre o tema, veremos outras questões para sua decisão entre cortinas e persianas, relacionadas à região onde você mora, e mais algumas dicas importantes. Clique aqui para ler "Cortinas ou Persianas - Parte II".