1. Guia de Casamento >
  2. Recém Casados >
  3. Casa e Decoração >
  4. Feng Shui - O Que é?

Feng Shui - O Que é?

Feng Shui é a antiga ciência chinesa de criar ambientes harmoniosos através da localização dos tipos de energia em um local. Sua doutrina é que a humanidade viva em equilíbrio e simetria com a terra.

Feng Shui: o que é?Feng Shui é a antiga "ciência" chinesa de criar ambientes harmoniosos através da localização de diferentes tipos de energia em um local. A Equipe Guia de Casamento começa hoje uma série de matérias sobre a arte chinesa milenar que busca, através da decoração, harmonizar e energizar os ambinetes e as pessoas.

A tradução literal do termo Feng Shui é "Vento Água", mas, para os chineses, significa muito mais do que isso. Eles acreditam que essa arte é como o vento, que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. A noiva pode aplicar o Feng Shui na nova casa, no trabalho e até mesmo no local do casamento e da festa.

Baseado nos ensinamentos codificados pelo filósofo chinês Lao Tsé (aprox. 1400 a.C. segundo o cânon taoísta.), o Feng Shui é um conhecimento com tradição de mais de 3000 anos. Os mestres que o estruturaram perceberam que cada área natural, terreno ou edificação é dotado de sua própria vibração (Chi ou qi, em chinês), e está sujeito às várias influências do ambiente que o circunda

Escolas de Feng Shui mais conhecidas hoje

  • Escola da forma, a mais tradicional. Estuda o relevo natural, os pontos cardeais, os animais sagrados, a circulação das energias.
  • Escola da bússola, pertencente ao Feng Shui Tradicional Chinês. Considera os pontos cardeais, o norte magnético, além dos mapas astral e numerológico da pessoa, e os cinco elementos
  • Escola do chapéu negro, de origem Tibetana, que usa como instrumento o Ba Gua, alinhando o norte - gua do trabalho - à porta principal.

Os Três Objetivos do Feng Shui

O primeiro objetivo do Feng Shui é preservar as boas influências disponíveis no ambiente de modo a permitir que permaneçam e se distribuam suavemente pela edificação.

O segundo objetivo é reduzir os efeitos negativos das diversas influências nocivas ao local, presentes na sua construção ou frutos das alterações em seu entorno.

O terceiro é implementar "curas" que possam produzir resultados na saúde, bem-estar e harmonia para os noivos, moradores ou usuários do espaço. Isto pode ser conseguido estimulando-se as características benéficas do local – através das alterações arquitetônicas ou da forma, da cor, e do posicionamento dos objetos.

A doutrina central do Feng Shui é que a humanidade viva em harmonia com o ambiente, em equilíbrio e simetria com a terra. O Feng Shui reúne tudo isso num amplo corpo de princípios que promete prosperidade e abundância, paz e serenidade, além de saúde e longevidade para aqueles que constroem ou decorarem seus ambientes de acordo com suas diretrizes.

Exemplos práticos

  • O peixe para os chineses representa o sucesso. Ter um aquário ou algo que exiba o símbolo do peixe, como vaso, quadro ou uma pintura são vistos como excelentes ativadores da riqueza.
  • Um belo vaso chinês representa boa saúde.
  • Os cristais melhoram a vida social e as perspectivas de casamento da pessoa.
  • Objetos em pares atuam positivamente no amor e nos relacionamentos (namorados, noivos, casais, etc.)

Mas tudo isso precisa ser aplicado de forma comedida e estudada. O princípio básico é ter o objeto ou material certo, no lugar certo, para ativar ou anular a energia correta. Isso se consegue através do estudo dessa filosofia ou recorrendo-se a um consultor de Feng Shui. Depois é só deixar as boas energias fluírem no seu casamento e na sua vida.

Multicotação
Publicidade