Aliviando os Sintomas da TPM
A TPM é uma ocorrência comum na vida da noiva, pois aflige ainda mais em momentos de stress, como costuma ser a fase de preparação de um casamento. Mas a TPM além da noiva, atinge também a mãe da noiva, mãe do noivo, madrinhas e convidadas, e quem não tem nada a ver com casamento, enfim um grande número de mulheres. Será que você está entre elas? Como aliviar os sintomas da TPM? Nessa matéria, a Equipe Guia de Casamento vai ajudá-la a responder essas perguntas.
Será que você sofre de TPM?
O diagnóstico é fundamentalmente clínico, ou seja, não existe um exame específico que se faça para saber se a mulher tem TPM ou não. É necessário afastar outras doenças que simulem a TPM, como por exemplo alterações psicológicas e psiquiátricas, distúrbios endócrinos, neurológicos ou gastrointestinais e fadiga crônica.
A mulher mesma pode identificar se sofre de tensão pré-menstrual, é muito simples. Basta anotar, todos os dias em um calendário, tudo o que você está sentindo durante o dia. É importante que isso seja feito por pelo menos dois meses seguidos (dois ciclos), anotando inclusive os dias de menstruação. É importante ressaltar os sintomas que mais incomodam como irritabilidade, depressão, ansiedade etc. Consulte a lista de sintomas.
Em seguida basta analisar as informações e verificar se os sintomas que apareceram antes da menstruação desapareceram quando ela chegou. Se a constatação for esta, você sofre mesmo de TPM, nesse caso algumas atitudes ou mudança de hábitos podem aliviar os sintomas da TPM, veja abaixo.
Mas fique atenta e não deixe que essa tensão interfira no seu desempenho profissional, familiar e social. Se isso acontecer é sinal de que você precisa de cuidados médicos, nesses casos só um especialista poderá ajudar.
Como aliviar os sintomas da TPM
Por se tratar de uma síndrome, não existem tratamentos específicos já que os sintomas variam muito de intensidade para cada mulher. Mas algumas atitudes podem aliviar muito os sintomas:
- Realize atividades que proporcionem bem-estar como passear e namorar;
- Faça uma atividade física. Pode ser uma caminhada ao ar livre, andar de bicicleta, nadar, ou jogar tênis. Isso ajuda a reduzir a tensão e melhorar a auto-estima;
- Procure controlar o estresse;
- Evite agendar compromissos importantes para os dias que antecedem a sua menstruação;
- Procure se arrumar, mesmo que você não vá sair de casa, isso também ajuda a elevar a sua auto-estima;
- Afaste os pensamentos negativos, seja otimista e mentalize coisas boas;
- Prefira uma alimentação balanceada com verduras, frutas e legumes e com boas fontes de cálcio (leite e iogurte desnatado) e magnésio (espinafre);
- Diminua a ingestão de álcool;
- Pare, ou pelo menos evite fumar nesse período;
- Prefira alimentos diuréticos que ajudam na eliminação de água, como: agrião, morangos, melancia etc.
- Diminua o sal, ele ajuda a desencadear os inchaços, pois contribui na retenção de líquidos;
- Diminua também o consumo de gordura, açúcar e cafeína (café, chá, bebidas a base de colas);
- Se necessário procure terapias alternativas como massoterapia, florais, acupuntura, aromaterapia e cromoterapia;
- Já nos casos graves de TPM (desordem disfórica pré-menstrual, como é chamada pelos profissionais de medicina) é necessária uma medicação mais específica, nesse caso procure um médico.

É importante ressaltar que a TPM é uma ocorrência comum na vida da noiva, e que atinge um grande número de mulheres. O passo inicial é a compreensão de tais sintomas por parte da mulher e de seu namorado, noivo ou marido, pois a TPM não é uma doença mas sim uma alteração fisiológica do ciclo menstrual feminino e que pode ser resolvida com medidas simples.
Agora, a partir do momento que começa a existir uma alteração importante na qualidade de vida devido a TPM, deve-se procurar ajuda médica especializada, consultar um médico ginecologista e descrever para ele todos os sintomas que a mulher sente antes e depois da menstruação.
Como já foi mencionado não existe um tratamento específico e definitivo, mas dependendo da severidade dos sintomas, algumas medidas podem ser tomadas, como: modificações alimentares, comportamentais e tratamentos medicamentosos. Cada caso é um caso, por isso seu médico é que pode definir qual o tratamento mais indicado para você.
De qualquer forma, cuide de sua TPM e prepare-se para aproveitar o máximo, os preparativos e principalmente o dia de seu casamento. Depois de casar, vai lembrar com saudade dessa fase.