A TPM (Tensão Pré-Menstrual) e o Casamento
Noiva, madrinha, convidada, e também noivo, padrinho, namorado, marido, enfim todo mundo já ouviu falar na famosa TPM ou Tensão Pré-menstrual. Principalmente nessa fase de preparação do casamento em que se exige tanto do casal: foto e filmagem, buffet, decoração, convite de casamento... Ufa! São tantas as decisões que, em dias de TPM, a noiva pode desabar.
Ao contrário do que muito homem pensa, a TPM não é "frescura de mulher", é uma síndrome clínica definida como um conjunto de sinais e sintomas físicos e psicológicos que aparecem no período pré-menstrual, alterando o comportamento da mulher e que desaparece ou diminui durante a menstruação. O passo inicial é a compreensão dos sintomas por parte da mulher e seus familiares.
O problema aflige ainda mais em momentos de estresse, como costuma ser a fase da preparação de um casamento, uma vez que boa parte dos sintomas atinge o lado emocional da mulher, influenciando negativamente em seu desempenho profissional e social, porque retiram a serenidade necessária para a tomada de decisões e o equilíbrio para enfrentar situações difíceis.
Sintomas como irritabilidade, ansiedade, entre outros, podem variar de intensidade de um mês para o outro, de acordo com o estado emocional de cada mulher. Mas esses não são os únicos, existe um grande número de sintomas físicos e psicológicos causados pela TPM, conheça os principais:
Sintomas Físicos
- Acne
- Aumento ou diminuição do apetite
- Aumento de peso
- Cansaço
- Cólicas
- Diarréia
- Dor de cabeça
- Dor na coluna lombar
- Mastalgia (dor ou aumento da sensibilidade das mamas)
- Retenção de líquidos (inchaço do abdome ou dor nas pernas)
- Náuseas
- Palpitações
- Tonturas
- Predileção por certos tipos de alimentos (chocolates, doces ou comidas salgadas).

Sintomas Psicológicos
- Agressividade
- Irritabilidade
- Alteração do desejo sexual
- Alteração no humor
- Ansiedade, tensão, nervosismo, excitação
- Fraqueza afetiva, tristeza repentina, choro fácil, sentimento de rejeição
- Depressão ou sensação de baixa auto-estima
- Dificuldade de concentração com distração
- Sensação de estar fora do próprio controle
- Diminuição da memória
- Insônia ou aumento da sonolência
Mas para que a TPM seja considerada doença e, portanto, sujeita a tratamento, é importante que estes sintomas de fato interfiram nas atividades habituais da mulher e que os mesmos ocorram na fase pré-menstrual e não em todo o ciclo.
A TPM é uma ocorrência comum na vida da noiva, e que atinge um grande número de mulheres. Por isso, nas próximas matérias a Equipe Guia de Casamento vai dar algumas dicas para que a noiva identifique se sofre de TPM e o que fazer para aliviar os sintomas. Até a próxima!