Casamento na praia: 5 tópicos fundamentais para planejar a cerimônia dos seus sonhos!

Você já pensou em casar ao ar livre, tendo o céu e o mar como moldura desse dia especial? Pois, o casamento na praia é uma das tendências mais bonitas de cerimônia atualmente, além de ser um modelo repleto de possibilidades criativas. Foi essa a opção da top Isabelli Fontana, que se casou no início de agosto com o cantor Di Ferrero em uma ilha nas Maldivas.

Um casamento inesquecível para qualquer casal apaixonado. Mas atenção –  não pense que esse sonho está reservado apenas para as celebridades. Eu vou te contar como ter uma celebração incrível é super possível, no melhor estilo “pé na areia”. Vamos lá?!

casamento na praia

Agora, lendo este texto, eu imagino que você deve estar se fazendo algumas perguntas, tais como: quanto custa um casamento na praia? Como organizar um evento desse tipo? O que é necessário para viabilizar uma cerimônia em frente ao mar?

Bem, para começar, um bom planejamento. É importante planejar o seu evento com antecedência para que todos os detalhes saiam conforme a sua expectativa. Em se tratando de um casamento na praia, ainda mais, uma vez que você terá que lidar com algumas variáveis, que veremos nos 5 tópicos a seguir.

1 – Escolha a praia para o casamento

Esse deverá ser o seu ponto de partida. O casamento na praia pode ser classificado como um destination wedding, aqueles nos quais a cerimônia acontece em uma cidade diferente das de origem dos noivos. Mas o seu evento praiano pode, sim, ser realizado na sua cidade, se a mesma tiver uma bela orla e, principalmente, estrutura para o evento, como espaço, hospedagem, fornecedores, transporte. A escolha é sua!

2 – A estação do ano determinará a infraestrutura necessária para o seu casamento. Saber escolher é essencial!

Quando vamos realizar um evento ao ar livre, é importante definirmos uma época do ano favorável, na qual as variações climáticas não sejam complicadores para a realização da festa. No caso de um casamento na praia, o verão e a primavera são as estações mais indicadas para os noivos se inspirarem ainda mais.

Leia também:
10 Vestidos Ideais Para Casamentos Na Praia
Cerimônia de Casamento na Praia

casamento na praia - decoração

3 – Leve o clima da praia para o conceito visual do seu casamento: usar elementos do mar na decoração dará o tom da festa

Aqui, abre-se um leque de belas ideias para a decoração e conceito visual. Elementos ligados ao mar, como conchas e estrelas marinhas, por exemplo, podem deixar seu matrimônio ainda mais encantador. Junto a isso, trazer a sofisticação e a elegância do simples é ainda mais charmoso em um casamento praiano. Para isso, use rendas, lamparinas/velas para a iluminação, cadeiras de madeira e uma tenda ou arco de flores para o altar. Inclusive, utilizar material reciclável é uma alternativa muito interessante para esse propósito, bem como sustentável e econômica.

4 – Traga o sabor do mar para a mesa do seu casamento na praia

Criatividade e leveza devem ser as diretrizes para o buffet. Pratos coloridos com frutos do mar são excelentes escolhas, especialmente quando servidos em pequenas porções, no estilo finger food. Saladas, bebidas refrescantes e sobremesas geladas também são muito bem-vindas!

5 – Um dia inesquecível, pede uma lembrança especial com a cara de um casamento ao ar livre

Assim como na decoração, as variações para as lembrancinhas de um casamento na praia são muitas. Uma ideia é dar rasteirinhas personalizadas aos convidados. Sucesso garantido! Nada melhor em um ambiente à beira-mar, não é mesmo?

Além do que citamos acima, se o seu casamento for em outra cidade, é importante fazer uma criteriosa seleção de fornecedores e também viabilizar ou indicar transporte e hospedagem para os convidados. Para estes, também é fundamental um save the date bastante antecipado, de seis meses a um ano, a fim de que todos possam se organizar.

Inicialmente, pode parecer muita coisa a ser feita, mas tenha calma: com organização, tudo isso é possível. E o mais importante, dentro do seu orçamento. Sonhe, faça o seu planejamento e realize. Só depende de você transformar esse sonho em realidade!

Gostou deste post? Curta, comente e compartilhe as suas experiências e dúvidas.

Sobre a autora:
Laís Costa é CEO e Co-Founder do site As Lembrancinhas de Casamento

 

Marcelo Martins

Web designer e redator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *