Save the Date: Pré-convite de Casamento
O Save the Date é uma especie de pré-convite, enviado com maior antecedência que o convite oficial, para lembrar os convidados de reservarem a data na agenda para o seu casamento
Se você pretende seguir uma Agenda da Noiva tradicional, então a organização do seu casamento deve se iniciar em torno de doze meses antes do evento. Será um ano em que você se sentirá cada vez mais envolvida com sua cerimônia e festa e todos os preparativos do check list e não conseguirá tirar a data da cabeça.
Porém, dentro desse cronograma, o convite oficial do seu casamento deverá ser enviado cerca de dois meses antes do evento. E mesmo que você tenha falado com algumas pessoas sobre o seu Grande Dia, correrá o risco de, quando chegarem os convites, alguns de seus convidados terem esquecido e marcado outro compromisso para a data. Afinal, é natural que eles não estejam tão ligados a essa data quanto você e seu noivo.
Para evitar esse tipo de inconveniente, a ideia é enviar a todos os convidados da sua lista um Save the Date, que é uma espécie de “pré-convite”, que pode ser mandado por e-mail ou pelos correios, entre quatro e nove meses antes do evento. A prática, cujo nome significa algo como “Reserve da Data” é costume nos Estados Unidos e na Europa, não só para casamentos mas também para grandes eventos sociais ou corporativos, marcados com grande antecedência.
O Save the Date deve conter pelo menos o nome dos noivos e a data do casamento. Também podem constar nele os locais da cerimônia e festa (inclusive cidade e estado), endereço da Página do Casal na Web e mensagens como “Reserve essa data” e “O convite oficial seguirá em breve“. Ele é muito importante também quando os convidados morarem em outra cidade e precisarem programar a viagem para comparecerem ao seu evento.
Ele pode ser descontraído, mas não deve brigar com o estilo do convite oficial, dos noivos ou da festa. Também deve exprimir a personalidade do casal, combinar com o estilo da cerimônia, o local da recepção e as cores predominantes da decoração. O Save the Date pode ser um cartãozinho tradicional ou tomar a forma de brindes úteis e divertidos e que farão parte do cotidiano do convidado, como imãs de geladeira com a foto do casal, marcador de páginas, cartão postal, calendário, peso para papel, enfeite de mesa, origami, paper toy, etc.
Além do Save the Date, sempre é válido também reforçar a data do seu casamento junto a seus amigos e parentes através das redes sociais da Internet (Facebook, Instagram, Twitter, Blog, Página do Casal, etc.), comunicadores (WhatsApp, Telegram, Messenger, Skype etc.), e-mail, torpedo SMS, entre outros. Mas cuidado para não exagerar, afinal você não vai querer que a notícia do seu Grande Dia se torne tão invasivo quanto um SPAM!