Princesa Victoria da Suécia diz Sim em Meio a Polêmicas

A princesa Victoria (32), herdeira do trono da Suécia, casou-se no último sábado (19 de junho de 2010) com o agora príncipe Daniel Westling (35), às 10h30 (horário de Brasília) na catedral de São Nicolau, em Estocolmo. A cerimônia foi marcada por muito luxo, emoção e polêmica. Foi o maior casamento real na Europa desde a união do príncipe Charles com a princesa Diana, que ocorreu em Londres, no dia 29 de julho de 1981.

Casamento da princesa Victória com Daniel Westling | Foto: reproduçãoVictoria entrou na igreja sorridente, um minuto depois da hora marcada. Ela trajava um vestido branco pérola de veludo com uma longa cauda e mangas curtas, desenhado pelo seu estilista predileto, o sueco Pär Engsheden, além da tiara e do véu usados pela sua mãe, a rainha Silvia, em seu casamento ocorrido há exatos 34 anos.

Daniel buscou a noiva na metade do caminho, conduzida até ali pelo rei Carlos XVI Gustavo, pai da noiva, e continuou com ela até o altar. O casal manteve-se sorridente durante toda a cerimônia, mas não conseguiu conter as lágrimas no momento em que foram declarados marido e mulher pelo arcebispo Anders Wejryd, chefe da Igreja Luterana sueca. No sermão, o arcebispo falou da importância do equilíbrio entre a vida privada, familiar e social.

Durante a cerimônia, a orquestra Royal Philharmonic misturava música tradicional e moderna, incluindo um tema do quarteto sueco Abba. A cerimônia foi acompanhada por 1,2 mil convidados; foram 17 famílias reais (menos a portuguesa), parentes e amigos do casal, autoridades, empresários e celebridades do país. Ao final, os recém-casados desfilaram pelas ruas da capital sueca na mesma carruagem em que viajaram os pais da noiva quando também se casaram. O banquete nupcial foi no Palácio Real de Estocolmo.

O evento também se tornou foco de críticas por parte da imprensa e dos grupos antimonarquistas da Suécia devido ao alto valor gasto na cerimônia (4 milhões de euros – cerca de R$ 8,7 milhões de reais) em um país que enfatiza a igualdade. Além disso, diante das exigências da TV estatal, três grandes agências de notícias internacionais se recusaram a fazer a cobertura. Polêmicas à parte, cerca de 250 mil pessoas acompanharam o cortejo pelas ruas da capital sueca, segundo números da polícia local.

Veja aqui o vídeo do casamento da princesa Victoria
Clique para assistir as imagens do desfile do casal pelas ruas da Suécia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *