Log-in:
(?)
> > > Além do Arco de Flores: 5 Opções para o Altar do Casamento

Além do Arco de Flores: 5 Opções para o Altar do Casamento

Confira alternativas de decoração para o local da cerimônia ao ar livre

Confira 5 ótimas opções ao arco de flores que podem ser usados para decorar o altar do casamento ao ar livre, ideal para noivos que desejam uma cerimônia em sítio, chácara, praia ou jardim

Em um país tropical como o Brasil, optar por um casamento ao ar livre, seja no campo ou na praia, está sempre em alta. Para aproveitar o clima e as paisagens maravilhosas, muitos casais abrem mão do luxo e formalidade da igreja e se casam em sítio ou chácara, no jardim ou na praia. E na hora de decorar o espaço da cerimônia religiosa ou ecumênica, uma das primeiras ideias que surgem é montar de um arco de flores. Mas saiba que existem outras opções para ornar o altar e manter o clima de romance que o momento exige. Conheça cinco dessas alternativas:

Alternativas de decoração para altar do casamento

Porta ou portal para cerimônia

1. Porta ou Portal

Feitos de madeira, metal ou mesmo em alvenaria, os portais são estruturas mais firmes, em formatos variados, que ornam o altar de casamentos no campo. Pode ser somente o batente ou a porta completa (modelos antigos dão um charme especial à ocasião). Alguns sítios e espaços para evento já apresentam essa opção fixa no local da cerimônia. Por serem mais resistentes, podem ser decorados com objetos mais pesados, como arranjos ou vasinhos de flores, luzes, tecidos, cristais etc. de acordo com o gosto e criatividade dos noivos. Portas e portais podem ser usados como fundo (backdrop) ou para marcar a entrada do local da cerimônia.

Gazebo para cerimônia

2. Gazebo

Espécie de cobertura em formato de “tenda” sem as laterais, o gazebo tem a vantagem de proteger o altar do sol forte ou da chuva. Pode ser feito em estrutura de madeira ou metal e coberto com tecido ou lona (fixo ou desmontável). O de metal e lona pode ser alugado, apresenta várias opções de cores e é uma boa pedida para casamento na praia, estilo “pé na areia”. Se for decorar, opte por detalhes leves, como flores e ramos. Para o final de tarde e noite, não esqueça da iluminação interna.

Pergolado para cerimônia

3. Pergolado ou Caramanchão

Inicialmente criado para dar suporte suspenso a plantas e servir de galeria de passagem nos jardins e parreiras, o caramanchão evouluiu e deu origem à pérgola (ou pérgula), estrutura mais elaborada, que acabou se tornando também uma linda opção para ornar e proteger o local da celebração do casamento. Também chamada de pergolado, pode ser feito em metal, madeira ou bambu. Em alguns espaços, já vem com decoração natural, de flores e plantas, o que pode representar uma economia na decoração do evento.

Ombrelone para cerimônia

4. Ombrelone

Outra boa alternativa para o casamento em espaço aberto é o ombrelone, que é uma espécie de guarda-sol gigante que protege contra o sol ou a chuva, além de proporcionar um visual romântico e aconchegante ao evento. Existem ombrelones de diversos modelos e cores, disponíveis para compra ou aluguel. Podem ser em estrutura de metal ou madeira, fixos ou desmontáveis. Como possuem apenas uma haste de suporte (central ou lateral), têm a vantagem de interferir menos na visão do altar que os gazebos e pergolados.

Guirlanda para cerimônia

5. Guirlanda

Não é de hoje que as guirlandas deixaram de ser exclusividade na decoração de Natal, cresceram e invadiram os espaços de casamento, mesmo quando o evento não é realizado em dezembro. As grandes estruturas circulares de flores e ramos podem ser presas a uma parede ou coluna, ou mesmo suspensas por cabos ou cordas, atrás do altar. Assim como no arco de flores, a decoração pode cobrir totalmente a armação ou apenas parte dela, deixando parte da estrutura à mostra. Você também pode usar tecidos, fitas ou pequenos objetos. Atenção especial ao peso total da peça, já que a guirlanda não costuma se apoiar no chão.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade