O Convite de Casamento – Dicas Básicas
Confira dicas do Guia para a escolha certa dos seus convites
O convite de casamento é fundamental para o seu grande dia. O tipo certo, as cores, o material, o formato e a subscrição são muito importantes para esse que passará aos convidados a primeira impressão do evento
Convite de casamento clássico ou moderno, tradicional ou personalizado, básico ou diferente, artesanal, com foto? E a cor dos convites deve combinar com a decoração? A escolha
dos convites deve levar em conta o estilo do casal e o estilo da cerimônia e da festa. Precisa estar em harmonia com a
decoração do evento – os tons, não necessariamente as cores – e o local onde será a recepção, seja ele: buffet, salão de festa, sítio ou mansão.
O tipo de convite está diretamente ligado ao tipo de cerimônia do casamento: formal, informal, temática ou personalizada. Uma cerimônia formal pede convites formais ou tradicionais, mas se os noivos optarem por um evento temático, o ideal é fazer um convite igualmente temático, para que o convidado, ao receber o aviso, já entre no clima da festa.
Dependendo do estilo da festa de casamento é importante adicionar ao convite um cartãozinho com o RSVP (Répondez Sil Vous Plâit – Responda por favor), que deve ser acompanhado pelo telefone e nome do responsável pela confirmação. Se preferir, pode usar também o termo “Favor confirmar presença“. Caso necessário estipule uma data limite para confirmação, geralmente uns 10 dias antes do Grande Dia.
Após definir o tipo, é importante a noiva e o noivo pensarem na subscrição dos convites de casamento. Para isso, a melhor opção para os noivos é contratar os serviços de um calígrafo profissional. Se preferir, o casal pode subscrever (ou sobrescritar) os convites, desde que tenha uma boa caligrafia e bons conhecimentos de português.
Quando for entregar seu convite de casamento, pegue sua lista de convidados e, conforme for entregando os avisos, anote um "Ok" ao lado do nome da pessoa. Depois faça um ckeck list na sua lista de convidados para saber se entregou a todos, assim não corre o risco de deixar um amigo ou parente querido de fora porque o convite dele ficou perdido atrás do banco do carro ou nas dobras do sofá.
Como os convites são entregues muito próximo à data do evento – cerca de dois meses antes – você pode enviar um Save the Date antes, que é uma espécie de pré-convite, avisando aos parentes para reservar a data na agenda para o matrimônio.