Log-in:
(?)
> > > Doze Dúvidas Sobre Organização de Casamento

Doze Dúvidas Sobre Organização de Casamento

Veja doze dúvidas corriqueiras de noivas sobre organização do casamento, respondidas por um consultor de eventos, como entrega dos convites, decoração, serviço de buffet, lembranças e agradecimentos

Dúvidas sobre organização do seu casamentoO especialista e consultor em eventos Marcelo de Weber responde às doze dúvidas mais corriqueiras das noivas sobre a organização do casamento.

1. É possível convidar apenas alguns amigos e familiares para a festa?

É melhor fazer uma festa reduzida, com serviços de qualidade do que convidar todos e ter de economizar em itens importantes. Portanto, na hora de entregar os convites o que vale é a discrição, principalmente no ambiente de trabalho, onde haverá pessoas por perto que não serão convidadas.

2. Como deve ser feita a organização quando a cerimônia e festa são realizadas no mesmo local?

Embora pareça mais fácil, demanda equipe e estrutura eficientes. Nestes casos, uma boa opção é contratar um profissional especializado em cerimonial. Após a cerimônia, o profissional deve direcionar os convidados para o ambiente da festa. Como todo casamento segue uma dinâmica essencial, pois existe um protocolo a ser seguido, os noivos podem ousar nas músicas escolhidas, fazer um cortejo mais simples, mas não deixa de ser uma cerimônia religiosa ou mesmo até uma cerimônia civil.

3. Ainda é permitida uma entrada triunfal dos noivos na festa ou está fora de moda?

A entrada triunfal nunca sai de moda, pois trata-se da primeira vez que a sociedade recebe oficialmente o novo casal em público. O importante é não deixar os convidados esperando muito, pois o que está mesmo fora de moda é cerimonial muito demorado.

4. Como definir o cardápio que será servido na festa? Vale apenas coquetel, ou é preciso servir jantar ou almoço ?

Não há obrigatoriedade em servir jantar. Mas se a opção for por não servir, o recomendável é avisar no convite que será servido apenas um coquetel após a cerimônia. Mas, sem dúvida, a melhor opção continua sendo servir jantar. A dica é encontrar um menu que se ajuste ao orçamento da recepção. Uma alternativa é servir um coquetel volante variado e depois, ou simultaneamente, servir em ilhas (serviço americano) um menu com carne ou peixe e saladas e massas. Depois, a dica é caprichar na sobremesa com sorvete, bolos e frutas. Na saída da festa, ou durante toda a festa, uma mesa de doces variados e bem-casado, além do café.

5. A lembrança deve ser entregue ao final da festa?

Embora a lembrança de casamento seja tradição, não é uma obrigação. A opção para orçamentos apertados continua sendo o tradicional doce bem-casado. Havendo disponibilidade no orçamento, o recomendado são lembranças que possuem alguma funcionalidade além de remeter ao casamento, como por exemplo, sandálias e caixas personalizadas.

6. Como proceder em casos onde não haverá recepção nem festa?

Nestes casos os noivos e pais devem permanecer na saída da igreja à disposição dos convidados que queiram cumprimentá-los. Um gesto simpático, caso a igreja permita, é montar uma mesa com bem-casados. É uma lembrança de agradecimento para os convidados pegarem na saída.

7. Em quanto tempo o jantar deve ser servido?

Depende da festa. Hoje ter comida do começo ao fim mantém os convidados saciados, sem se empanturrarem e se embebedarem, porém, no formato tradicional, o coquetel deve durar 40 minutos ou uma hora. O máximo permitido é uma hora e meia. Depois deve ser servido o jantar.

8. E obrigatório servir coquetel antes do jantar?

Sim, pois ninguém chega a uma festa e vai direto jantar. É durante o coquetel que os convidados chegam, se encontram e conversam.

Definindo a decoração do casamento9. São os noivos que devem definir a mesa para os convidados?

Não é costume. Hoje em dia tudo é mais informal, misturando mesas com lounges, e o serviço sendo americano os convidados circulam mais. Porém, seguindo a tradição, o indicado é reservar algumas mesas para pais, padrinhos e, caso o casal deseje, também para alguns familiares próximos. Outra sugestão é setorizar as mesas por grupos de convidados, fazendo com que todos da família se sentem em mesas próximas.

10. Como escolher a decoração da festa?

O estilo dos noivos deve prevalecer no estilo da decoração e a estação do ano também deve ser levada em consideração no momento de definir a decoração da festa. Uma tendência é usar um estilo “clean” ou com móveis de madeira, compondo um estilo rústico-chique ou móveis ecléticos. Como a estação do ano é muito importante, vale utilizar os recursos oferecidos em cada período, como por exemplo: Outono (estação com cores ricas e acolhedoras que pede diversos tipos de folhas secas, galhos e frutos espalhados pelo local), Inverno (candelabros e velas são uma boa opção para decorar as mesas. Outra dica é compor jogos de cor com as toalhas e o serviço de pratos), Verão (estação que pede cores vivas, alegres e arranjos inovadores com flores tropicais. Vale apostar nas orquídeas, laranjas e limões para compor a decoração) e na Primavera (abuse das flores, dos arranjos sobre a mesa, que podem ser na versão mini ou grande, e no colorido suave de cada ambiente). Vale lembrar que a ambientação da festa é fundamental, envolvendo a distribuição das mesas, mobiliários, pista de dança, buffets, serviço e vallet.

11. Deve haver comida, lanche depois do jantar?

É bom para recarregar a energia dos convidados e reequilibrar o efeito do álcool.

12. É necessário agradecer os convidados depois da festa?

Acho importante os noivos no principio da festa cumprimentarem os convidados na medida do possível; é bastante elegante, não obrigatório, agradecer dias depois do evento o presente recebido ou a presença do convidado na festa.

Sobre o Autor:

Marcelo de Weber
Consultor em Eventos
www.traffo.com.br
Com complementos do Guia de Casamento

Multicotação
Publicidade