Estou Noiva, Por Onde Começar os Preparativos?
Recebeu o pedido e agora veio a dúvida: Vou me casar, por onde começar?
Você está noiva e agora, passada a emoção da surpresa, precisa saber como realizar um casamento com que você sempre sonhou? O Guia está aqui para lhe ajudar nesse sonho. Veja abaixo nossos sete passos básicos para você começar sua jornada rumo ao Grande Dia.
- Faça seu cadastro gratuito no Guia
- Página do Casal: Monte o site do seu casamento
- Defina a data e hora do evento
- Monte um Orçamento
- Prepare um Check-list
- Programe a Agenda da Noiva
- Peça orçamentos de serviços e produtos
1. Cadastre-se no Guia de Casamento
O cadastro no Guia é rápido e gratuito. Com ele você terá acesso a serviços e conteúdos exclusivos, como matérias especiais, aplicativos on-line e material para download. Também ficará sabendo primeiro das novidades e promoções. Além disso, noivos cadastrados têm direito a fazer um site para seu casamento gratuitamente: é a Página do Casal.
• Se você ainda não se cadastrou, clique aqui e cadastre-se agora mesmo no Guia.
2. Faça sua Página do Casal
Após fazer seu log-in na Área dos Noivos, você poderá acessar a Área Administrativa da Página do Casal e montar o site do seu casamento. Na Página do Casal é possível incluir os dados dos noivos e do evento (datas, horários e locais), a foto do casal, links para redes sociais, etc.
Você poderá personalizar a aparência da página, divulgar as novidades e os locais das listas de presentes e receber mensagens dos convidados. Conheça também o RSVP Virtual. Os visitantes da sua página podem confirmar se comparecerão ao evento e com quantos convidados. E tudo isso de graça! Um presente do Guia para você.
• Se você já é cadastrada, acesse a Área dos Noivos e faça seu log-in.
• Todos os recursos possuem textos explicativos. Em caso de dúvida entre em contato com o Guia.
3. Defina a Data e Hora do Casamento
Nem sempre o casal define a data e horário da cerimônia e festa logo após anunciar o noivado. Mas é importante que haja uma previsão, ao menos aproximada, para que se comece a tomar consciência dos preparativos até o Grande Dia. Inicialmente, definir a estação do ano em que o evento ocorrerá dará uma direção para alguns preparativos. Há diferenças importantes entre casar na primavera, no verão, no outono e no inverno.
4. Monte o Orçamento do Casamento
Ter uma noção clara de quanto você poderá investir em seu Grande Dia é vital para o sucesso dos preparativos. Com esse valor em mente, você poderá definir a quantidade de convidados e escolher o estilo do evento. Existem produtos e serviços para todos os níveis de orçamento, dos mais simples aos milionários. É preciso sonhar mas sem tirar os pés no chão. Um planejamento é fundamental para que seu casamento não comprometa a vida financeira do casal nos primeiros anos da vida a dois.
• Clique aqui e veja quais são as principais despesas do casamento.
• Veja dicas de como realizar um casamento sem traumas no bolso.
• Veja uma matéria sobre Como Economizar no Evento .
5. Prepare um Check-list
Inicialmente, todos os itens da preparação do casamento devem ser separados por categorias e subcategorias, como cerimônia, festa, decoração, música, etc. Então é preciso montar uma lista com todos os itens que deverão ser providenciados ao longo tempo até a data do evento. Nesse momento não se preocupe com com o prazo, apenas com as tarefas.
• Clique aqui para acessar um modelo de check-list. Você poderá alterá-lo e imprimi-lo para servir de base para o seu casamento
6. Programe sua Agenda da Noiva
Em média, um casamento pode ser organizado em um ano, com todas as providências devidamente separadas por período. Mas isso não é uma regra. O problema é que são muitas tarefas e quanto menor o tempo, maior a correria. Preparar um evento desse porte sem estresse é difícil, mas fazer isso sem uma agenda bem definida é praticamente impossível. Há sempre o risco de ficar tudo para a última hora ou de algumas coisas serem simplesmente esquecidas.
• Clique aqui e acesse nosso modelo de Agenda da Noiva. Você pode fazer adaptações, montar uma planilha com seu roteiro ou programar a agenda no computador, tablet ou smatphone.
7. Peça Orçamentos de Serviços e Produtos
Se você não dispõe de um orçamento milionário, não tem jeito: terá que cotar preços de produtos e serviços, comparar profissionais e empresas e escolher o que é melhor para o seu evento. Ou precisará, ao menos, contratratar um serviço de Assessoria de Casamento que faça esse trabalho.
É pensando nisso que o Guia oferece gratuitamente o exclusivo sistema Multicotação. Nele é possível consultar diversos profissionais do mercado de eventos e festas, separados por categorias. Importante: não consulte todas as categorias ao mesmo tempo. Você corre o risco de receber muitos orçamentos e ficar confusa na hora de decidir. Siga a Agenda da Noiva e faça tudo em seu devido tempo.
Você também poderá selecionar e cotar individualmente os fornecedores de cada categoria no Guia de Serviços ou no próprio Multicotação . No Guia de Serviços os anunciantes apresentam suas empresas e serviços com mais detalhes, disponibilizam portfólios, sites, formas de contato e redes sociais para que você tenha mais informações antes de fazer sua consulta, afinal o preço não deve ser o único fator para a escolha de um produto ou serviço para a ocasião.
Lembre-se: Os fornecedores entrarão em contato diretamente com você, por e-mail e/ou telefone. Se possível, crie uma conta de e-mail exclusiva para receber suas cotações do casamento.
• Clique aqui para acessar o Guia de Serviços e solicitar orçamentos individuais aos fornecedores.
• Clique aqui para acessar nosso exclusivo sistema Multicotação.
• Precisando de ajuda profissional? Leia: Qual o trabalho da Assessoria de Casamento.
• Leia também: Cuidados na Hora de Contratar Serviços de Casamento: Parte 1 e Parte 2.