Log-in:
(?)
> > > Letra C do Dicionário de Casamento

Letra C do Dicionário de Casamento

Dicionário Guia: os termos mais usados no mundo do casamento

Dicionário e glossário de casamento com a letra C. O que é Calçado, Calígrafo, Candy Buffet, etc. Confira.

Para consultar o dicionário, basta clicar na letra e, em seguida, nas palavras e expressões de seu interesse.
Caso você tenha alguma dúvida, correção, sugestão ou comentário, fale conosco pelo nosso formulário de contato.

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
Z
Calçado
Ver: Sapato da Noiva ou Sapato do Noivo
Calígrafo
Profissional especializado em escrever à mão, com letras especiais, os nomes dos noivos e outras informações do casamento, nos convites e envelopes, de forma personalizada. Os primeiros calígrafos de convites foram monges da Idade Média, que eram contratados por famílias ricas.
Candy Buffet
Buffet de Balas e Doces. É uma mesa que traz basicamente todos os tipos de guloseimas da infância, como bala de todas as cores, formas e sabores, chicletes, jujubas, puxa-puxas, mariolas, pirulitos, suspiros, confetes, etc. Surpesa bonita e deliciosa para crianças e adultos.
Cardápio de Solteiros
No Cardápio de Solteiros os convidados encontram uma lista de homens e mulheres presentes no casamento que estão disponíveis para conhecer gente nova, fazer amizades, paquerar, namorar e, quem sabe, formar o próximo casal a subir ao altar. Apesar de divertido (e até útil), se os noivos forem usar o Cardápio de Solteiros devem prepará-lo com cuidado para não cometerem gafes e não causarem constrangimentos na ocasião. Uma forma de evitar problemas é consultar os convidados solteiros com antecedência para conferir se eles desejam ter seus nomes impressos no cardápio.
Carro
Na hora de alugar o carro para casamento, os modelos de luxo são os preferidos das noivas com perfil mais moderno e sofisticado. Já para aquelas com um perfil mais clássico, nada como chegar ao evento com um carro antigo e cheio de estilo. Ver também Limousine
Carruagem
Se seu sonho é um casamento de princesa de conto de fadas, a dica é uma romântica carruagem para a chegada. Na hora de escolher, atenção para os detalhes, conservação das peças, se tem cobertura para os dias em que podem chover e a apresentação do condutor.
Cartão participação
Trata-se de um cartão ou mensagem que os noivos mandam, após o casamento, a quem não esteve no evento, para "participar", ou seja, comunicar que estão casados e colocar a nova residência à disposição para uma visita.
Cartório
A palavra cartório originou-se em Portugal e se referia ao local de trabalho do notário ou tabelião. Porém no Brasil, a palavra passou a ter uma gama maior de competências, incluindo o registro civil do casamento. Lugar onde são registrados e guardados documentos, cartas oficiais, notas e títulos do tabelião ou dos processos e documentos do escrivão.
Casa
Ver: Imóveis
Casamento
O casamento dá-se quando duas pessoas que se amam e mantêm um relacionamento afetivo estável, decidem compartilhar suas vidas e oficializar essa união diante da sua comunidade civil e/ou religiosa. Celebração do matrimônio. União afetiva.
Casamento civil
É um contrato entre o estado e os noivos, cujo objetivo é de constituir uma família. União socialmente sancionada entre um homem e uma mulher, mediante a comunhão de vida e bens. Antigamente o casamento era apenas visto como um acordo comercial entre duas famílias (isto ainda ocorre em algumas culturas), mas o Romantismo veio e mudou essa concepção, levando agora os noivos a casarem por amor.
Cauda do vestido de noiva
As Noivas ainda preferem os vestidos com cauda, pois dão um charme especial na entrada da noiva na cerimônia. Há vários tipos de caudas, entre elas a Real, Catedral, Capela, Corte, Escova, Paniel e Watteau.
Celebrante
Pessoa responsável por realizar ou oficializar um casamento através de uma cerimônia formal. Pode ser um líder religioso, como padre, pastor, rabino, etc. um ministro de celebração ou mesmo alguém convidado pelo casal para realizar a união. Alguns celebrantes são habilitados a realizar casamento com efeito civil.
Cerimônia
A cerimônia de casamento é um ritual que existe em praticamente todas as religiões e crenças. Em geral, a intenção do casamento religioso é ofiicializar uma união perante a família, os amigos e a "igreja" - leia-se aqui: "união de fiéis" - de que se faz parte, pedindo a Deus (Ou entidade espiritual maior da religião em questão) que abençoe o casal com felicidade, saúde e prosperidade.
Cerimonialista
Cerimonialista de casamento é o profissional que, no dia do evento, organiza e coordena a cerimônia e festa, definindo o roteiro (cerimonial), zelando pela etiqueta e atuando junto aos fornecedores e profissionais contratados para que tudo ocorra conforme o planejado. A função pode ser exercida pela assessora do casamento, que atuou previamente no planejamento do evento, ou ser contratada apenas para o dia.
Chá Bar
O equivalente masculino ao Chá de Cozinha da noiva, o Chá Bar geralmente é promovido pelos amigos e padrinhos do noivo. Na reunião (que não precisa ser necessariamente masculina) os noivos recebem presentes para compor o bar da nova casa, como acessórios de coquetelaria e bebidas para a adega.
Chá de Cozinha (Chá de Panela)
O Chá de Cozinha é uma despedida de solteiro da noiva e um momento de descontração antes do casamento. É uma reunião informal que normalmente as amigas da noiva (família, madrinhas ou bridesmaids) preparam para ela, com diversas brincadeiras e presentes para a casa dos noivos, não necessariamente acessórios de cozinha como sugere o nome.
Chácaras e sítios
Vários sítios e chácaras disponibilizam hoje espaço para a realização de cerimônias e festas de casamento, unindo a beleza da natureza com um toque de sofisticação, conquistado através das decorações refinadas, cardápios bem elaborados e um serviço de atendimento personalizado para cada tipo de evento. Oferecem diversas opções para cerimônia: casamento no campo ao ar livre, casamento em grutas, capelas, salões, jardins e até beira de lagos. Muitos contam ainda com uma suíte especial para os noivos.
Check List
Lista com todas as providências necessárias para preparar o casamento, separadas por categorias. A noiva vai marcando os itens na lista à medida que vai resolvendo ou contratando. A check list deve incluir tudo o que o casal realmente vai ter no casamento, dentro de suas possibilidades de orçamento e tempo, e deverá ser definida antes da Agenda da Noiva.
Ciúme
O Ciúme pode ser sinal de zelo ou prova de amor, mas quando é demais e sai do controle, exige atenção, pois pode representar sentimento possessivo ou obsessivo pelo companheiro ou falta de amor prórpio (baixa autoestima). lembre-se que muito ciúme desgasta você e o seu relacionamento.
Código Civil Brasileiro
O Código Civil é o conjunto de leis que agrupa, de forma sistemática, as normas concernentes às relações jurídicas de ordem privada. Para a realização do casamento civil, é importante aos noivos conheçer as leis que regem essa união. O atual Código Civil do Brasil (lei 10.406 de 10 de janeiro de 2002) encontra-se em vigor desde 11 de janeiro de 2003, após o cumprimento de sua vacatio legis de um ano. A nova codificação tem 2.046 artigos.
Cônjuge
Aquele que é casado; o marido (esposo) ou a mulher (esposa)
Consultoria jurídica
A consultoria jurídica serve para ajudar aos noivos que têm dúvidas quanto a alguns processos legais, como análise de contratos de prestadores de serviços ou fornecedores de casamento, esclarecimento de dúvidas sobre documentação para casamento civil ou elaboração do Pacto Antenupcial e até mesmo com a análise de documentação para compra ou locação de imóvel.
Convenção antenupcial
O mesmo que Pacto Antenupcial
Convite
Correspondência assinada, geralmente pelos pais dos noivos, enviada a familiares e amigos para comunicar sobre o casamento e solicitar a presença destes no evento. Os primeiros convites escritos surgiram na Idade Média, quando famílias nobres contratavam monges hábeis em caligrafia para redigir as correspondências. Esses documentos costumavam vir com o selo oficial da família.
Corsage
O corsage é um pequeno arranjo de flores ou mini buquê que as mulheres usam preso ao pulso, em ocasiões especiais e festivas. A tradição, que aos poucos vem ganhando espaço entre as madrinhas de casamento no Brasil, vem dos Estados Unidos, onde é muito comum entre as meninas em suas festas de formatura, além de debutantes, madrinhas e até noivas.
Cortar a gravata
É uma brincadeira que virou tradição nos casamentos, onde os padrinhos e/ou amigos mais próximos do noivo passam a gravata dele entre os convidados arrecadando dinheiro para ajudar na lua-de-mel dos noivos. Cada um que contribui recebe um pedaço da gravata. Atualmente, ao invés de cortar a gravata, noivos mais modernos estão distribuindo um chaveiro de gravatinha como lembrançinha para aqueles que contribuiram.
Cortejo dos noivos
É o ritual da Entrada dos noivos, pais, padrinhos, pajens e damas, no local da cerimônia, dentro de uma sequência programada. O cortejo é opcional. Existem várias opções de cortejo na cerimônia do casamento, dos mais simples até os mais ousados e divertidos, como os aqueles em que todos entram cantando e/ou dançando no evento.
Crianças
Para muitos noivos, na hora de montar a lista de convidados surge uma questão problemática: Crianças, devo ou não convidá-las? Crianças sempre trazem alegria e abrilhantam o lugar onde estão. No cortejo dos noivos, então, a presença de pajens e daminhas já virou tradição indispensável. Por mais que possam fazer um pouco de bagunça, não tem como deixar de convidá-las. Até mesmo porque isso poderia ser considerado uma indelicadeza com os pais. O importante é planejar a presentaça das crianças no evento, desde o buffet até as atrações da festa.

Guia de Casamento

© Todos os direitos reservados

Multicotação
Publicidade