Dicas para Não Errar na Escolha do Buffet
Responsável por uma grande parte das despesas de eventos como o casamento, o buffet é um dos serviços mais importantes da festa. Veja um verdadeiro check-list para não errar na hora de contratar um
O Buffet é um dos serviços mais importantes de sua festa, seja casamento, bodas, debutantes, aniversário etc. Sem dúvidas, a gastronomia do evento é um dos elementos que geram mais expectativas nos convidados. Confira abaixo um check-list com nove orientações para que você não erre e transforme seu sonho de um evento perfeito em realidade, com muito sabor e elegância!
1. Momento da contratação
O ideal é contratar o serviço de buffet 6 a 12 meses antes da cerimonia. Quanto mais cedo você contratá-lo mais fácil será assegurar a disponibilidade da data e o tempo necessário para organização de outros detalhes.
2. Saber o que o buffet oferece
Para escolhê-lo você precisa saber aquilo que ele oferece, tendo em vista o número de serviços e profissionais necessários para organização de uma festa. Alguns buffets passaram a oferecer estrutura e serviços quase que completos para de facilitar a contratação de fornecedores e minimizar o custo total.
A oferta de estrutura / serviços como mesas e cadeiras, cristaleria, decoração, DJ, entre outros, facilita a organização geral da festa e reduz significativamente os custos, já que a contratação desses serviços se faz desnecessária e o preço cobrado dentro de um “pacote” é geralmente inferior àquele contratado individualmente.
3. Tipo de festa
O Primeiro detalhe fundamental é definir o tipo de festa e os cardápios. Pode ser: Jantar, Coquetel, Almoço ou Brunch. Todas as opções sugeridas possuem variados cardápios e estes devem ser escolhidos com muita atenção. Existem buffets que, apesar de oferecerem cardápios prontos, são bastante flexíveis, possibilitando mudanças de alguns itens, ajustando da melhor forma possível sua composição.
A data deve ser informada e o número de convidados também deve ser definido, com quebra de lista ou desconsideração de cerca de 10% do total do número dos convidados. Para o fechamento do número mais aproximado de presentes, a margem para excedentes costuma ser de, no máximo, 20%, já que uma maior quantidade pode comprometer a execução do serviço.
4. Degustação – a escolha de acordo com o gosto dos noivos
Combinação perfeita: entrada, saladas, carnes, massas e acompanhamento, além dos coquetéis, é claro, que deverão ser previamente bem definidos. Alguns buffets oferecem degustação aberta, ou seja, os noivos podem realizá-la antes do fechamento do contrato, e outros apenas realizam degustações fechadas, após a contratação e escolha de cardápios, de uma ou mais opções de menu, a serem definidas na própria degustação.
Sobre a sobremesa, pense com carinho, já que você estará oferecendo, além dela, delicados doces (além do bolo da noiva e dos tradicionais bem-casados), podendo tornar-la inclusive opcional.
5. Bebidas
A maioria dos buffets já inclui em seus cardápios alguns tipos de bebidas. Geralmente incluem inicialmente bebidas não alcoólicas, como água, refrigerante e sucos. Certifique-se da quantidade oferecida e ainda de que elas serão servidas durante toda a festa.
Existe ainda a taxa de rolha para whisky, espumantes e vinhos. Verifique se é cobrado e quais os valores. Junto àqueles que não cobram taxa de rolha, verifique se os preços de distribuidores e ou fornecedores de bebidas em consignação equiparam-se com os cobrados pelo buffet. Você não é obrigado a comprar bebidas da casa, mas tudo é questão de analisar preços e pacotes oferecidos.
6. Local e estrutura interna
O Buffet geralmente oferece seus serviços básicos de estrutura interna que compreende toda a equipe de segurança, limpeza, garçons, copeiras, maitre, coordenação, etc. A contratação desses profissionais não é comum por parte dos noivos, já que o buffet fica responsável pela eficiência, administração e prestação do serviço.
Verifique o local da festa, o estado de materiais a serem utilizados, visite banheiros, cozinha etc. Não se esqueça do horário e da tolerância máxima para permanência: alguns lugares têm horário mais rigorosos para encerramento.
7. Músicos ou DJ
Para os serviços de música, muitas casas passaram a oferecer bandas ao vivo, músicos avulsos, como violonista e pianista, ou DJ em seus pacotes. A contratação por fora pode ser uma opção mais cara e, caso você possa verificar com cautela a qualidade dos serviços e a possibilidade de definir estilos musicais com os profissionais indicados, não há nenhum problema na utilização desse serviço como agregado.
8. Casamento civil ou cerimônia religiosa no local
Hoje em dia é muito comum a realização de cerimonias civis e religiosas no próprio local da festa. Verifique as possibilidades de montagem para tanto. Alguns buffets até indicam celebrantes e oferecem elementos próprios para a decoração e realização de ritos religiosos ou ecumênicos.
9. Tudo no contrato
Não faça acordos verbais! Na hora de fechar o contrato com o Buffet escolhido, verifique se estão corretos: cardápio, bebidas e sua quantidade, equipamentos, taxas adicionais, formas de pagamento e cobrança em caso de quebras ou danos de utensílios e materiais do buffet.
Pesquise bastante, procure profissionais conhecidos no mercado. Analise bem cardápios e valores. Os preços variam muito. Comprar pacotes sempre é mais barato, mas assegure-se sempre da qualidade de todos os serviços oferecidos.
O pagamento pode ser à vista, mediante bom desconto. No entanto, não é o mais indicado. Geralmente é cobrado um sinal no fechamento do contrato e o restante para pagamento dias antes do evento ou ainda parcelado.
Boa sorte! Com todas essas dicas você não vai errar.
Isabela Palacios
(com complemento do GC)